Veja dicas de filmes recentes que podem ajudar a estudar para o Enem

G1 separou dez títulos de filmes e documentários lançados desde 2011.

De domésticas à Revolução Francesa, eles ajudam a reforçar conteúdos.


Além dos livros, apostilas e aulas presenciais ou on-line, uma estratégia de estudo e revisão para o vestibular é assistir a filmes ou documentários. No caso dos conteúdos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitas questões abordam temas de conhecimentos gerais e, principalmente, atualidades, que podem ajudar o candidato com maior familiaridade com temas atuais.

Muitos filmes clássicos, como "Tempos modernos", de Charlie Chaplin, já são conhecidos e usados por estudantes e professores para reforçar conteúdos vistos na sala de aula.

G1 selecionou dez filmes menos antigos, lançados entre 2011 e este ano e que passaram, em algum momento de 2013, pelas salas de cinema do país. Eles tratam --direta ou indiretamente-- de temas da história geral e do Brasil, além de assuntos que mobilizaram a opinião pública e o governo recentemente.

Veja os títulos e sinopses na tabela abaixo:

Cena do filme 'Uma garrafa no mar de Gaza' (Foto: Divulgação)

Uma garrafa no mar de Gaza [França/Canadá/Israel, 2011]
Gênero: drama
Sinopse: Uma adolescente francesa e judia vive em Jerusalém, e começa a se aproximar de um jovem palestino que mora em Gaza por meio de uma carta em uma garrafa jogada ao mar. (100 min.)
Conteúdo: ciências humanas

Cena de 'Doméstica', que está no 45º Festival de Brasília (Foto: Reprodução / Divulgação)

Doméstica [Brasil, 2013]
Gênero: Documentário
Sinopse: O diretor do filme entregou equipamentos para que sete adolescentes registrassem, durante 1semana, o cotidiano das mulheres que trabalham na casa deles como empregadas domésticas. (75 min.)
Conteúdo: ciências humanas


Cena do documentário 'O dia que durou 21 anos' (Foto: Divulgação)

O dia que durou 21 anos [Brasil, 2011]
Gênero: Documentário
Sinopse: O documentário investiga documentos que permaneceram sigilosos durante décadas e que mostram a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 no Brasil. (78 min.)
Conteúdo: história do Brasil

Cena de 'Lincoln', de Steven Spielberg, com ator Daniel Day-Lewis ao centro (Foto: AP Photo/DreamWorks)

Lincoln [EUA/Índia, 2012]
Gênero: drama
Sinopse: O premiado filme mostra o processo da abolição da escravidão nos Estados Unidos pelo presidente Abraham Lincoln, durante a guerra civil. (145 min.)
Conteúdo: história geral

Cena do documentário 'A cidade é uma só' (Foto: Divulgação)

A cidade é uma só [Brasil, 2012]
Gênero: documentário
Sinopse: Os moradores de Brasília são os personagens deste documentário que tenta contar a história da capital do país e mostrar sua luta por uma cidade mais justa com seus habitantes. (73 min.)
Conteúdo: história do Brasil

Cena do documentário 'Dossiê Jango' (Foto: Divulgação)

Dossiê Jango [Brasil, 2013]
Gênero: documentário
Sinopse: Nesse documentário, a vida e a morte do presidente João Goulart, o Jango, é discutida com base em fatos da história brasileira que permanecem pouco conhecidos. (102 min.)
Conteúdo: história do Brasil


Naomi Watts (Oscar 2013) (Foto: Globo News)

O Impossível [Espanha, 2012]
Gênero: drama
Sinope: O longa conta a história de uma família que passa férias na Tailândia e é atingida pelo tsunami que devastou diversos países da Ásia em 2004 e deixou centenas de milhares de mortos. (107 min.)
Conteúdo: ciências humanas

Resenha: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2012/12/estreia-o-impossivel-reconstitui-tragedia-do-tsunami-de-2004-1.html

Denise Fraga é Vera em 'Hoje' (Foto: Divulgação)

Hoje [Brasil, 2011]
Gênero: drama
Sinopse: Uma mulher que foi militante na época da ditadura recebe do governo uma indenização porque seu marido desapareceu durante o regime militar. Porém, o homem retorna assim que ela compra um novo apartamento. (90 min.)
Conteúdo: história do Brasil

Resenha:http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/04/estreia-denise-fraga-vive-ex-presa-politica-premiado-drama-hoje.html

A atriz Léa Seydoux em cena de 'Adeus, minha rainha' (Foto: Divulgação)

Adeus, minha rainha [França/Espanha, 2012]
Gênero: drama
Sinopse: Às vésperas da Revolução Francesa, em 1789, os moradores do palácio de Versalhes ignoram a mobilização e a agitação das ruas de Paris e seguem vivendo como nos dias de bonança e estabilidade. (100 min.)
Conteúdo: história geral

Resenha: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/06/estreia-lea-seydoux-injeta-vida-em-drama-de-epoca-adeus-minha-rainha.html

Cena do documentário 'As hiper mulheres' (Foto: Divulgação)

As hiper mulheres [Brasil, 2012]
Gênero: documentário
Sinopse: Um índio pede a realização de um grande ritual indígena feminino no Alto Xingu, para proporcionar à esposa idosa a chance de cantar uma última vez. O filme mostra os ensaios e a doença grave da idosa, a única conhecedora de todas as músicas do ritual. (80 min.)
Conteúdo: ciências humanas


Fonte: G1 (http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/08/veja-dicas-de-filmes-recentes-que-podem-ajudar-estudar-para-o-enem.html) 27/08/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita