Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi acontece de 13 a 15/08 em Brasília




Na terça-feira, 13/08, começa a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). O congresso é realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é aberto a representantes do governo, movimentos sociais, pesquisadores, estudantes e comunicadores interessados em saber mais sobre as tecnologias que podem facilitar o acesso a serviços públicos e incentivar a cidadania participativa.

Logo no primeiro dia, o Consegi traz em sua programação palestras e oficinas sobre temas relacionados ao universo da comunicação. Na manhã do dia 13, às 11h, haverá a palestra “Como gerenciar a comunicação corporativa da sua empresa utilizando software livre”. O bate-papo será com o coordenador de Comunicação Social do Serpro, Carlos Marcos Torres, que vai mostrar que é possível criar produtos de qualidade, como uma revista institucional, a partir do uso de softwares livres e gratuitos - uma opção às ferramentas de mercado proprietárias e pagas.

Na terça-feira, às 14h, será a vez da palestra “Nova metodologia para portais: o caso Consegi”, com a gerente de design e sítios da Superintendência de Desenvolvimento do Serpro, Yara Athayde. Já na quarta-feira pela manhã haverá a oficina "Introdução ao Sistema de Gerenciamento de Serviço Plone para gestores de conteúdo web"com Rafahela Bazzanella, que criou o portal da Câmara dos Deputados. Ambas vão explorar a construção de sites a partir de padrões visuais e de funcionalidades em Zope/Plone, uma tecnologia livre de gerenciamento de conteúdos que permite reduzir prazos, preços e melhorar a interface de sites.

Na terça-feira, às 15h, terá a oficina "Comunicação Livre”, com Cristina Brites, da Escola de Educadores Populares do DF e Entorno (Recid), e com Cristina Moreira, analista de Tecnologia da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Elas vão mostrar como usar rádios web, blogs e redes sociais e torná-los poderosos instrumentos de interação na rede mundial de computadores.

No Consegi, os profissionais de comunicação poderão ainda participar de uma atividade em um local diferente: o Ônibus Hacker. Nesse laboratório sobre quatro rodas acontecerá, na terça-feira, a oficina“Jornalismo e visualização de dados”, promovida pelo grupo Transparência Hacker. A proposta do grupo - formada por desenvolvedores web, jornalistas, designers, gestores públicos e indivíduos de todo o país - é transformar a imensa quantidade de dados governamentais em soluções tecnológicas que contribuam de fato para a vida das pessoas, gerem empreendedorismo, transparência e mais participação política.

O VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico é gratuito e está com inscrições abertas pelo consegi.gov.br.


Fonte: Serpro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita