Educomunicação é discutida na Colômbia e no México


Em dois eventos, ocorridos simultaneamente, nas cidades de Pereira/Colômbia, e Chihuahua/México, entre 19 e 23 de agosto de 2013, o tema da educomunicação foi discutido a partir de palestras ministradas, respectivamente, pelo coordenador do NCE/USP, Ismar de Oliveira Soares, e pala pesquisadora e aluna de doutorado, Luci Ferraz de Mello.

Durante o seminário da Colômbia, um dos momentos significativos de diálogo entre a experiência do NCE/USP e a prática colombiana na área ocorreu a partir da palestra  do Prof. José Aladier Salinas, da Secretário de Educação de Bogotá, para quem a preocupação das autoridades é a de preparar os jovens para a convivência num pais que discute a “construção de uma paz duradoura”.

Profº Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom
Para Salinas, a educomunicação poderia representar o caminho mais adequado. Ele adiantou que sua secretaria vem se perguntando, desde 2005, sobre a colaboração da comunicação para a transformação e a otimização dos processos de ensino e aprendizagem. Explicou ainda que Bogotá chegou a desenvolver inúmeros projetos de uso criativo de mídias, porém com muita descontinuidade, gerando um desânimo, o que levou a uma opção pelas tecnologias educativas descontextualizadas da realidade existencial dos estudantes. 

Frente a este fato, explicou Salinas: "A secretaria decidiu refletir sobre as possibilidades que uma visão processual, e não factual, da educomunicação poderia estar oferecendo, na promoção de uma relação mais próxima da escola com seu contexto sociocultural, como aconteceu em São Paulo, Brasil, com o Educom.rádio, transformado em política pública".




Luci Ferraz
O seminário Internacional de Pereira, contou, ainda, com a presença da peruana Maria Teresa Quiroz, do mexicano Guilhermo Orozco, do colombiano Carlos Eduardo Valderrama e do brasileiro Ricardo Alexino Ferreira. Coube ao Prof. Alexino ministrar um curso de seis horas sobre Etnomidialogia aos alunos da Licenciatura em Comunicação e Informática Educativa.

A Educomunicação em debate na Colômbia

Esta é a terceira vez que o NCE/USP se faz presente em eventos sobre educomunicação, na Colômbia, a partir da presença do coordenador do Núcleo. A primeira ocorreu em 2011, em Medellin, em evento implementado pela coordenação das doze escolas salesianas de ensino básico da Colômbia; a segunda vez ocorreu em 2012, com uma conferência sobre o tema educomunicação, promovido por um pool de cinco universidades, sob a coordenação da Universidade Pedagógica Nacional, em Bogotá. O atual encontro (agosto de 2013), na cidade de Pereira, na “zona cafetera” da Colômbia, foi promovido no contexto de um convênio que aproxima a Licenciatura de Educomunicação da ECA/USP e a Licenciatura em Comunicação e Informática Educativa, da Universidade Tecnológica de Pereira. A partir da última atividade, que consolida o convênio USP/UTP, abre-se um caminho para uma relação mais intensa entre Brasil e Colômbia.

O NCE/USP no México

O Simpósio Internacional sobre a inovação e o futuro da educação média e superior no México, ocorrido na cidade de Chihuahua, México, teve como preocupação a aproximação das tecnologias aos programas de ensino, numa sociedade midiática. O evento reuniu 2.400 inscritos, originários de 91 instituições de ensino público do México.

A presença da pesquisadora brasileira no  evento mexicano decorreu de um convite dos organizadores no sentido de ser apresentada a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação da USP na reflexão em torno do uso das tecnologias no ensino, a partir de uma perspectiva educomunicativa. O NCE retorna ao México entre 21 e 25 de outubro para um encontro com pesquisadores de comunicação educativa. No caso, o Prof. Ismar representará o Núcleo de Comunicação e Educação. (Fonte: Blog ABPEducom - http://www.abpeducom.org.br/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita