V Encontro Brasileiro de Educomunicação terá oficina com Cinemação


Projeto Cinemação. Foto: Claudionor JuniorAs experiências de produção de filmes em micro-metragem com celular, desenvolvidas na Bahia com o projeto Cinemação, estão na programação do V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontecerá de 19 a 21 de Setembro na FAPCOM, em SP. 

O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPeducom; Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Licenciatura em Educomunicação da USP. 

A oficina com a modelagem do Cinemação vai ocorrer no dia 20, à tarde (13h30 - 18h30). Os participantes vão debater os processos de construção do Cinemação, avaliar os micro-filmes produzidos na Bahia e, em seguida, realizar também uma produção utilizando seus celulares.

Com o tema Educação Midiática e Políticas Públicas, o evento amplia as discussões sobre novas práticas educomunicativas envolvendo redes, internet, liberdade de expressão, formação educomunicativa, mídia e educação. 

As exposições serão apresentadas através de palestras, painéis e oficinas (Veja programação aqui <http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/p/apoio.html>).

A Educomunicação é a construção de práticas reflexivas em educação e ativismo social tendo as tecnologias como instrumentos para protagonismo e empoderamento coletivo. Foi com esse objetivo que as modelagens do Projeto Cinemação foram desenvolvidas dentro da Redepect, no mestrado de Educação da Universidade Federal da Bahia e aplicadas na rede pública do Estado, em escolas de tempo integral.

Após experimentação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (2010-2011), o Cinemação ganhou reconhecimento internacional, ao ser selecionado como melhor mídia-educação na Convocatória Nacional de Arte Educação, Cultura e Cidadania no Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2010. Veja reportagem da Tribuna da Bahia: <http://www.tribunadabahia.com/.
br/2010/03/15/cinema-no-celular-projeto-baiano-tem-repercussao-internacional>


Fonte: Blog do V Encontro Brasileiro de Educomunicação - http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita