Conheça os integrantes da primeira mesa redonda do V Encontro Brasileiro de Educomunicação


Educomunicação e a construção de espaço público  para crianças e jovens 

Essa mesa redonda acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h. Seu tema é a necessidade da construção de espaços públicos na mídia para crianças e jovens. O tema é analisado na confluência entre o esperado e o possível, trazendo a pesquisa e a prática institucional de canais de TV.


Marcus Tavares é doutor em Educação pela PUC-Rio. Jornalista na área de educação e mídia há 15 anos. Professor da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab), do Núcleo Avançado em Educação (Nave - Colégio Estadual José Leite Lopes) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Colunista do Jornal O DIA. Membro da Rede Kino. Integrante do Grupo de Educação e Mídia da PUC-Rio (Grupem). Editor da revistapontocom, revista digital de midiaeducação da Oscip Planetapontocom.



Eduardo Castro é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Fez cursos de rádio e telejornalismo na Voz da América (VOA) e NPR, e estágios na CNN (Atlanta, 2005) e BBC (Londres, 2006). Em 20 anos no jornalismo  esteve em mais de 40 países e 20 Estados brasileiros como enviado especial, tendo participado de coberturas de eventos como os atentados de 11 de setembro (2001), o massacre de Eldorado dos Carajás (1996) e as eleições em Ruanda (2010). No final de 2011 foi nomeado pela Presidência da República o diretor geral da EBC, com sede em Brasília/DF, com a missão de colaborar com a construção da comunicação pública no Brasil.


Lúcia Araújo, jornalista, foi editora do jornal local da TV Bandeirantes, bem como editora chefe do Jornal da Globo, da TV Globo. Em 85 e 86 esteve na TV Cultura. Integrou a equipe do Programa “Gente que Faz”, em sua primeira fase como profissional da produtora TV1. Em 92, voltou a TV Bandeirantes para reformatar o Jornal da Band e em seguida assumiu o cargo de chefia de todos os programas jornalísticos da emissora. Em 96 e 97 coordenou as séries de documentários “3Xleila” e “50 anos de Brasil: a história de todos nós” para o canal GNT, da Globosat, e o Projeto Tom da Mata para a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura. Em 98, trabalhou com a CNBC - o canal financeiro da rede NBC. Em 1999, assumiu a Gerência Geral do Canal Futura, no Rio de Janeiro, passando a implementar práticas educomunicativas.

O V Encontro Brasileiro de Educomunicação acontecerá na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, na Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana (Estação Ana Rosa do Metrô).



Conheça a programação do evento pelo site educomunicacao2013.blogspot.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita