OBCOM promove I Simpósio Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura dia 16/08 na USP


O OBCOM, Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, promove no próximo dia 16 de agosto, das 9h30 às 19h, no Auditório Paulo Emílio, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, um simpósio aberto ao público, com o objetivo de promover um amplo debate social sobre temas ligados à liberdade de expressão e censura na atualidade.

Os temas liberdade de expressão e censura serão abordados com a participação de pesquisadores que farão reflexões acerca de questões como: opinião pública, classificação indicativa, trabalho, humor, direito, cinema, internet, infância, gênero, sexualidade e Oriente Médio. 

As pesquisas do grupo OBCOM têm revelado que “os procedimentos de cerceamento à livre expressão, ao direito à informação, transformaram-se em estratégias rebuscadas e nem sempre óbvias como os tradicionais procedimentos da censura em períodos de exceção ou de precariedade institucional”, ressalta Maria Cristina Castilho Costa, Coordenadora do OBCOM.

Além da presença de estudiosos de diversas vertentes, o encontro contará com a presença da Profª Dra. Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, Portugal, que ministrará a palestra Mídia e Corrupção Política: Condicionantes da Liberdade de Expressão, que está prevista para as 18h. Na ocasião, será também lançada a obra “A Censura prévia do teatro paulista”, de autoria de Maria Aparecida Laet.

Programação:

I Simpósio do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura
Auditório Paulo Emílio, 2o. andar da Escola de Comunicações e Artes da USP. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária.
Mapa de localização no site da ECA: http://www3.eca.usp.br/localizacao
Dia 16/08/2013
Das 9h30min às 19h

9h30 Abertura

10h00 - 12h00  Mesa I 

Profa. Dra. Sandra Reimão – Literatura
Professora da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH-USP/Leste), e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Profa. Dra. Roseli Figaro - Mundo do Trabalho
Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Profa. Dra. Eunice Prudente – Direito
Professora da Faculdade de Direito da USP, foi secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e destacou-se na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes - Classificação Etária
Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), é pesquisadora com bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder de projeto, com apoio da FAPESP.

Prof. Dr. Ferdinando Martins – Sexualidade
Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Arte, Comunicação e Sociedade. Vice-diretor do Teatro da USP (TUSP) e Coordenador do Programa USP Diversidade.

Prof. Dr. Elias Thomé Saliba – Humor
Professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural.

14h00 às 16h00 Mesa II

Prof. Dr. Ferdinando Martins - Oriente Médio
Vide CV acima.

Profa. Dra. Cristina Costa - Liberdade de Expressão
Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) e do Grupo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira.

Profa. Dra. Bárbara Heller – Gênero
Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista e é membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da ECA-USP.

Profa. Dra. Renata Palottini – Arte
Professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, autora teatral e escritora premiada, tendo atuado no período da Ditadura Militar, quando sua produção artística foi censurada pelo regime.

Profa. Dra. Maria Luiza Marcílio – Infância
Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É pesquisadora do Instituto Fernand Braudel e trabalha com história social da infância e da família. Criou e dirige a biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP.

Profa. Dra. Cláudia Mogadouro – Cinema
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em História, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.


16h30 às 17h30 

Profa. Dra. Isabel Ferin, "Mídia e Corrupção política: condicionantes da liberdade de expressão".
Professora da Universidade de Coimbra, vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo (2011-2013) e Coordenadora de projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal.

17h30

Apresentação do OBCOM e lançamento do site.

18h30

Lançamento do livro: "A Censura prévia do teatro paulista", de Maria Aparecida Laet. Editora Anna Blume.

Sobre o OBCOM:
O OBCOM é um núcleo de apoio à pesquisa ligado à pró-reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo. Está baseado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, e é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. O objetivo do núcleo é o estudo aprofundado da liberdade de expressão no século XXI e o acompanhamento da ação da censura na atualidade, apresentado por meio das mídias eletrônicas. Como os fatos envolvendo a censura atual são radicalmente diferentes daqueles estudados no passado em que o Estado autoritário era o principal agente dos mecanismos censórios, os estudiosos do OBCOM propõem uma metodologia diferente e buscam instituir uma plataforma acessível pela internet.  (Informações da Assessoria de Imprensa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita