O sonho de Talita



A educação moderna diz que não se deve mais usar cartilhas. Mas eu fui alfabetizada com um livro inesquecível: O sonho de Talita!

Olhando hoje, podemos perceber que ele não é um livro politicamente correto
, especialmente no que se refere à questão racial. Mas sobrevivi a ele e uma de minhas bandeiras é justamente a garantia dos direitos humanos e das crianças.

De qualquer forma, apesar da nostalgia que ele me traz e que me fez colocá-lo no site, é bom ficarmos atentos ao que nossas crianças estão lendo nas escolas, para que não perpetuem visões preconceituosas e errôneas sobre povos, raças, fatos históricos e científicos.

Comentários

  1. Também foi o primeiro livro que eu li, a história foi o seguinte:Eu tinha 5 anos de idade,meu pai viajou pra Fortaleza para resolver o problema dele de dinheiro,demorou mais do que devia,senti saudades deles e fiquei com febre, então ele trouxe esse livro O Sonho de Talita e antes de ir pro Jardim I na escola João Paulo II,eu já sabia ler,minha mãe me ensinou a ler através desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Também fui alfabetizada com essa cartilha e até hoje escrevo e leio bem graças a este livro .

    ResponderExcluir
  3. Sou grata a essa cartilha. Também fez parte da minha alfabetização.

    ResponderExcluir
  4. Sinto muitas saudades dessa época pois alfabetizada com está cartilha e se alguém souber onde posso comprar esse livro por favor me dis pois quero comprar para meu filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Até uns anos atrás a editora publicava a cartilha sob encomenda, mas não sei se ainda faz isso. Acho que é preciso buscar essas informações na internet. Boa sorte!

      Excluir
  5. Também fui alfabetizada com O Sonho de Talita em 1994. Quando vi essa cartilha, fiquei emocionada!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lembrança boa de se vê

    ResponderExcluir
  7. Aprendi a ler usando esta coleção. lembro que sempre que tinha algo em qq livro que fosse contrário ao pensamento cristão minha mãe aproveitava e dizia que Deus criou a todos e que não faz nada feio. O que teria que acontecer é aproveitar a situação e fazer um trabalho reflexivo. Tenho um carinho especial por este livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

Curso gratuito "Mídias sociais e jornalismo: reduzindo riscos e engajando audiência"

I Simpósio de Educação e Criatividade - gratuito, on-line e com certificação