Alexandra Bujokas fará palestra no 3º Ecom.Edu


Credito: Tatiana Alves Alexandra e estudantes durante oficina de mídia-educação na UTFM
A jornalista e doutora em Educação, Alexandra Bujokas de Siqueira, estará em Ponta Grossa em setembro para participar da mesa-redonda “Educação, Comunicação e Sociedade Multitelas” no 3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa (3º Ecom.Edu). A palestrante é professora de mídia-educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atua na área desde 1994 e acredita que a comunicação é a ferramenta que ajuda jovens e professores a exercerem o direito à liberdade de expressão. “É através dos meios de comunicação que adquirimos informações que fundamentam a maioria das nossas decisões, desde nossas preferências musicais, passando pela nossa decisão de voto. Ocorre que, para exercer esse direito, precisamos ser educados para usar as mídias com independência e criticidade. Se não tivermos esse conhecimento, acabamos acatando as propostas de uso das grandes corporações que são um pouco restritas”, ressalta.

O tema geral do 3º Ecom.Edu é “Comunicação e Educação numa Sociedade Multitelas” o qual, para Alexandra, é algo que deve ser debatido. “Vejo a sociedade multitelas com certa preocupação. A gente acorda e liga a TV, vê mensagens no celular e passa pelos painéis de publicidade eletrônica espalhados pelas cidades. Muitos de nós trabalhamos olhando para uma tela de computador, alguns ainda vão ao cinema nas horas de lazer. 

Mas, em todas essas situações, as fontes que nos enviam as informações não variam muito, são sempre as grandes corporações que dominam o fluxo de informação e entretenimento. As telas variam, mas o conteúdo não, e a maioria de nós sequer percebe que é assim”, alerta.
A palestrante - que participou do Encontro em 2012 - está com boas expectativas para o momento. “Espero que pessoas de diferentes cidades, com histórias de vida diferentes, que trabalham em espaços educacionais diferentes, tenham a oportunidade de trocar experiências para que todos possam voltar para casa mais ‘espertos’ em mídia do que quando chegaram”, finaliza. 

Encontro acontece em setembro
Nos dias 09 e 10 de setembro de 2013, acontece o “3º Encontro de Comunicação e Educação (Ecom.Edu)” e “1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa”. O evento é ‘gratuito’ e está sendo organizado pelo Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o apoio da Prefeitura Municipal, Programa “Vamos Ler” (Jornal da Manhã) e parceiros.

Professores e acadêmicos poderão inscrever trabalhos e participar de mesas-redondas, além disso, até o dia 18 de agosto também está acontecendo o “1º Concurso Latino-Americano para Jovens - Mídias e Educação”. Podem se inscrever jovens com idade entre 13 e 17 anos, orientados por um professor.

Mais informações sobre os dois Encontros e as fichas de inscrição podem ser encontradas no site geral do evento: ecomedu3.wix.com/3ecomedu.

Fonte: Jornal da Manhã 02/08/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita