Salesianos discutem educomunicação e participam do V Encontro Brasileiro de Educomunicação



Com o Tema: “Educação em tempo de mudança: com que pedagogia?”, a UNISAL promoveu, entre 12 e 14 de setembro, na cidade de Lorena-SP, o I CONISE - CONGRESSO INTERNACIONAL SALESIANO DE EDUCAÇÃO:
 
No evento, a UNISAL se uniu às Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) que se fazem presentes em mais de 70 países. Entre as instituições promotoras destacam-se o Centro de Enseñanza Superior en Humanidades y Ciencias de la Educación, de Madri, Espanha; o Instituto Universitario Salesiano de Venezia, Itália; a Universidad Católica Silva Henriquez, do Chile, a Universidad Politecnica do Ecuador, de Quito e a Universidad Don Bosco de El Salvador, na América Central.
 
A educomunicação esteve presente no temário do evento, a partir de palestra ministrada por Ismar de Oliveira Soares, da ECA/USP, ex-aluno do campus de Lorena, da UNISAL. Sua palestra, ocorrida na noite do dia 12 de setembro, intitulou-se: Dom Bosco, pioneiro da Educomunicação, convida a mudanças na relação entre a Comunicação e a Educação”.
 
Educomunicação e Família Salesiana
 
A denominada “Família Salesiana”, composta por um conjunto de 26 organizações internacionais capitaneadas pelos Salesianos de Dom Bosco (16.500, em 127 nações ) e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (um total de 15.000 membros, em 98 países), optou pela prática educomunicativa, a partir de ações formativas e de debates promovidos, na América Latina, com a participação do Prof. Ismar Soares, destacando-se o encontro ocorrido no ano de 2000, em Caracas, na Venezuela. Já em 2005, o Conselho Superior das FMA adotava oficialmente o conceito, iniciando um processo de formação nos cinco continentes.

Em sua intervenção, o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP lembrará que a relação da Família Salesiana com o conceito da educomunicação foi objeto de quatro pesquisas, que tiveram como autores J. Vicente (Mestrado, 2005), Caracas, Venezuela; Claudio Arevalos Corone(Mestrado, 2011, UPS de Roma, Itália), com o título La interrelación Educación/Comunicación/Medios en vista a una propuesta de Educomunicación para el ambiente escolar salesiano Latioamericano; Antonia Alves (Mestrado, ECA/USP, 2012), com o título: A educomunicação e a cultura escolar salesiana: a trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro” e Rosa Mollo (doutorado, 2013, Universidade de Lima, Peru), com o título: La teoria de la educomunicacion , como eje transversal en la praxis de la mision educativa de las hijas de maria auxiliadora.
 
Salesianos participam do V Encontro

A relação da Educomunicação com a Família Salesiana será objeto de duas ações no V Encontro Brasileiro de Educomunicação: 1ª. Relato de Experiências I - "Educomunicação no ensino fundamental", com Ana Julia Campos, do Instituto São José, de São José dos Campos (20/09/2-13 - sala 1 - das 15h15 às 16h45) e 2ª. Painel 16 -"Inclusão de práticas educomunicativas em projetos pedagógicos", com Antonia Alves, falando das práticas educomunicativas previstos no material de apoio do sistema salesiano de educação (21/09/1013 - sala 3 - 15h15-16h45).

Banco de dados:
A dissertação de Antonia Alves está disponível no banco de teses da USP:  http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-12062013-120610/pt-br.php

Mais informações sobre o V Encontro Brasileiro de Educomunicação: educomunicacao2013.blogspot.com/

Fonte: Blog da ABPEducom ( abpeduom.blogspot.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita