Governo Federal desenvolve estudo para analisar realidade da educação em municípios brasileiros

O governo federal está desenvolvendo um estudo para analisar a realidade educacional de cada um dos municípios brasileiros em relação às 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). 

O anúncio foi feito pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Arnóbio Marques de Almeida Júnior, durante o 2º Congresso Todos pela Educação, em Brasília, nesta quarta-feira pela manhã. 

A partir de dados do IBGE, do censo escolar e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi traçado um panorama que permite identificar quais metas precisam de mais atenção em cada município do país. 

O PNE, ainda tramitando no Congresso Nacional, estabelece 20 metas para a educação brasileira, que devem ser cumpridas até 2020. Entre elas, estão a oferta de educação infantil, a alfabetização e a inclusão de crianças e jovens com deficiência na rede regular de ensino. Esse levantamento permitirá apresentar aos gestores o cenário educacional específico de sua cidade, além de orientações sobre como implementar o plano. 

— Se você tem um problema muito claro, você passa a ter foco. E temos que ter foco nas 20 metas do PNE — diz Marques. 

Os dados devem ser divulgados depois da aprovação do PNE. O congresso do movimento Todos pela Educação, que tem como tema Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional, ocorre na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, e termina nesta quarta-feira. 


Fonte: Zero Hora/ Ângela Ravazzolo 11/09/2013 (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/09/governo-federal-desenvolve-estudo-para-analisar-realidade-da-educacao-em-municipios-brasileiros-4265357.html)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita