Professora de Comunicação Social da UniToledo lança livro sobre Educomunicação
A professora licenciada do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Ayne Regina Gonçalves Salviano, é coautora no livro “Educomunicação, Redes Sociais e Interatividade”, lançado no mês de julho pela editora Leitura Crítica.
A obra conta com apoio da ALB (Associação de Leitura do Brasil), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Integrante da Coleção Hilário Fracalanza da ALB, o livro reúne textos inéditos de conferências, oficinas e comunicações apresentadas durante o 6º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal”, realizado entre 12 e 13 de junho de 2012 na Unicamp. No total, são 14 autores.
O artigo escrito por Ayne para a publicação aborda o modelo de Civic Journalism, pouco conhecido no Brasil, mas com grande utilidade para a sociedade quando o assunto é ter vez nas divulgações dos veículos de comunicação de massa e/ou alternativos.
“Há experiências incríveis mesclando o Civic Journalism e a educomunicação desenvolvidas em Araçatuba por meio do Programa Jornal e Educação “Ler para Crescer”, que coordenei por quase dois anos e renderam frutos importantes comprovados pela Secretaria Municipal de Educação e pela Diretoria de Ensino”, explica Ayne.
RECONHECIMENTO
É a primeira vez que a docente é coautora junto com pessoas de renome nacional e internacional nas áreas de pedagogia e comunicação. “O convite me foi feito por Cristiane Parente, da ANJ (Associação Nacional de Jornais), e também do grupo de educomunicadores da USP”, conta.
O público-alvo da obra são estudantes, bacharéis em comunicação, em especial, em jornalismo, e licenciados de todas as áreas. Ayne ressalta também que o livro é recomendado ainda para os gestores de educação.
PESQUISA
Para a produção do artigo, Ayne se baseou em sua pesquisa de mestrado concluído na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e nos dois anos de trabalho como coordenadora do Programa Jornal e Educação “Ler para Crescer” da Folha da Região.
Além de apresentar o trabalho, a professora discute no texto a importância do trabalho jornalístico sobre temas atuais e relevantes como a construção da cidadania por meio da educação para e pelos veículos de comunicação.
“É importante que educadores e comunicações conheçam uma nova forma de transmitir conhecimento formal: por meio dos veículos de comunicação, que são ferramentas atuais e imprescindíveis para aqueles que desejam aplicar o conhecimento para o bem da sociedade”, finaliza.
O livro foi entregue à direção e está disponível na Biblioteca Central do UniToledo para consulta pelos alunos.
Fonte: http://www.toledo.br/portal/institucional/noticia/2013/09/noticia_004.html 10/09/2013 - Texto: Michele Santos/ Edição: Barbara Franchesca Nascimento
Comentários
Postar um comentário