Programa de alfabetização do Google ensina crianças a identificar fake news

O Google anunciou no da 24 de Junho uma expansão de seu programa sobre segurança digital chamado "Seja Incrível na Internet". 

O conteúdo agora inclui alfabetização midiática para ajudar a identificar notícia falsas (fake news) e desinformação na internet.

Seis atividades serão lançadas para ensinar crianças (e adultos) a avaliar fontes, identificar URLs falsas e identificar informações erradas. 

As aulas foram criadas pelo Google com ajuda de Anne Collier, autora do livro "The Teacher's Guide to Media Literacy" ("Guia de alfabetização midiática para professores", em tradução livre) e co-fundadora da National Association for Media Literacy Education. 

As lições são adequadas para crianças entre o 3° e o 6° ano do ensino fundamental e o currículo completo do curso está disponível em português para pais e educadores, assim como o conteúdo na plataforma do Google. 

O objetivo do curso é ensinar as crianças a entenderem que nem sempre o conteúdo que encontram na internet é confiável e que pode até servir para roubar informações e dados. 

Depois de assistir ao conteúdo, os alunos podem praticar exercícios de como reagir a textos, postagens, imagens e mensagens suspeitas. 

Em uma seção sobre bots, é ensinado como a inteligência artificial funciona e o contraste entre conversar com um robô e com um ser humano. Há também conteúdo relacionado a credibilidade de fontes e a checagem de fatos, além de como reconhecer um endereço de site falso.

Veja mais em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/24/programa-de-alfabetizacao-do-google-ensina-criancas-a-identificar-fake-news.htm 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita