Projeto oferece escuta psicanalítica gratuitamente

Mari é uma das psicanalistas
voluntárias do projeto
Eles vão chegando devagarzinho. Olham para as cadeiras dispostas na praça, para a placa que informa sobre o projeto e tomam coragem para fazer perguntas e sentar-se. Muitos deles experimentarão algum tipo de terapia pela primeira vez. É o projeto "Psicanálise na rua", que oferece escuta psicanalítica gratuita no centro de Brasília.

Era 2017, ano de pré-campanha, pós impeachment de Dilma Roussef, quando um grupo de psicanalistas percebeu que os trabalhadores estavam perdendo direitos e entrando em sofrimento. Juntaram-se, fizeram várias reuniões até que perceberam que o modelo de atendimento gratuito e democratizado, na rua - como já acontecia em São Paulo e em outros projetos - seria a opção ideal que teriam para contribuir com a sociedade e acolher aqueles que sofrem.

Lílian Campos, uma das psicanalistas responsáveis pelo projeto,afirma que ao todo são 22 profissionais, de diversas escolas psicanalíticas, que se revezam nos plantões de sexta, na praça Zumbi dos Palmares, no Conic e no sábado pela manhã, no mezanino da rodoviária central de Brasília. "Há quem chega, olha para a placa e vem nos perguntar o que é psicanálise. Outros têm uma ideia, sentam, conversam e voltam outras vezes", diz.



Psicanalista Raoni em atendimento
O projeto, que segundo Lílian não tem tempo para acabar, tem um perfil no Face (/psinarua) que ajuda na sua divulgação. Os psicanalistas responsáveis reúnem-se não apenas nos plantões, mas todas as quartas, para grupos de estudo, avaliações e planejamento de ações.


Lílian Campos
Quando perguntada sobre o porquê de participarem do Psicanálise na Rua, Lílian respondeu: "O que é que a gente sabe fazer? Qual a contribuição que eu posso dar para a sociedade? O que eu posso fazer é dar essa escuta psicanalítica e a gente faz votos que esse grupo perdure e cresça".

Serviço:
Projeto Psicanálise na Rua
Dias: Sexta, de 16h30 às 19, na Praça Zumbi dos Palmares/ Conic
Sábado, pela manhã, no mezanino na Rodoviária do Plano Piloto
Página no Facebook: https://www.facebook.com/psinarua/

Sobre o projeto
O Psicanálise na Rua é um coletivo autônomo de psicanalistas de diferentes formações unidos na proposta de sustentar a escuta psicanalítica em espaços públicos de ampla movimentação e ocupação popular.
O grupo entende o oferecimento de escuta na rua como uma intervenção pública, tanto na extensão do acesso à psicanálise para além do reduto dos consultórios particulares, quanto no fomento do debate político na psicanálise no DF.

O coletivo realiza, ainda, reuniões periódicas de supervisão clínica, de estudos teóricos e de co-gestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita