“Crianças, jovens e media: perspetivas atuais”: chamada de artigos da revista Comunicação e Sociedade


Nos últimos 20 anos houve um grande salto no número de estudos produzidos acerca de crianças, jovens e mídia. Esta área, por natureza multidisciplinar, foi-se afirmando no campo das Ciências da Comunicação, marcando a agenda científica e abrindo o debate público sobre o impacto da mídia na vida das crianças e dos jovens e o modo como estes usam, compreendem, se apropriam e produzem conteúdos midiáticos. 

A era digital trouxe novos meios e plataformas, gerou uma maior diversidade de conteúdos e suscitou diferentes modos de acesso e diferentes práticas de consumo e de comunicação por parte deste público. Uma realidade que trouxe outros desafios à investigação, fornecendo novos tópicos e novas pistas para estudar o mundo midiático e a sua ação nas identidades e nas culturas infantis e juvenis.

O novo número da Revista Comunicação e Sociedade será dedicado aos estudos sobre crianças, jovens e mídia e acolherá propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação científica e que versem sobre os seguintes temas:

·         Culturas da infância/juventude e mídia
·         Mídia e cultura de pares
·         Direitos das crianças na era digital
·         Práticas midiáticas de crianças e jovens
·         Crianças, jovens e mídia no contexto familiar
·         Crianças, jovens e mídia no contexto escolar
·         Oferta midiática para o público infanto-juvenil
·         Políticas da mídia para crianças e jovens
·         Crianças/jovens, mídia e saúde
·         Desafios à privacidade em tempos de big data
·         Literacias para a mídia

Editores: Sara Pereira (CECS-UM, Portugal), Cristina Ponte (ICNova-UNL, Portugal) e Nelly Elias (Departamento de Estudos da Comunicação, Ben-Gurion University of the Negev, Israel)

DATAS IMPORTANTES

Data-limite de submissão: 20 de dezembro de 2019
Notificação das decisões de aceitação: 28 de fevereiro de 2020
Data limite para envio da versão completa e traduzida: 01 de abril 2020
Data de publicação da revista: junho de 2020

LÍNGUA
Os artigos podem ser submetidos em Inglês ou Português. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do artigo, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO
Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares (peer-reviewing) e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do sítio da revista. E se seu acesso for pela primeira vez, deve registrar-se para poder submeter o artigo: aqui. Já o guia para os autores pode ser consultado aqui 
Para mais informações: comunicacaoesociedade@ics.uminho.pt 

Fonte: ICS/UMinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita