Curso gratuito "Mídias sociais e jornalismo: reduzindo riscos e engajando audiência"


As novas tecnologias mudaram o ecossistema da informação. Na era digital, o jornalista precisa estar presente nas mídias sociais. Elas são fonte de pautas, de contatos, de divulgação do trabalho e de engajamento com o público. Por outro lado, as mídias sociais dificultam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, trazem novas questões de cunho ético e legal e muitos, muitos trolls.

Neste curso, será abordada uma das principais dificuldades do jornalista hoje, a de fazer um uso saudável das mídias sociais. O curso capacitará jornalistas a usarem as mídias sociais a seu favor, recuperarem o controle dos seus dados pessoais e aprenderem sobre as melhores práticas nos usos de mídias sociais pela imprensa e técnicas para garantir a proteção da privacidade na internet. Abordaremos também o Direito como ferramenta de defesa para o jornalista, os tipos de assédio que podem ser judicializados e liberdade de expressão no contexto online. 

Esta capacitação online é a primeira iniciativa do projeto Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas, realizado em parceria com o Redes Cordiais e apoiado pelo Facebook Journalism Project, que visa aumentar a resiliência cibernética de jornalistas nas eleições municipais de 2020 contra o assédio online. 

Organização: Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS)
Professores:  Alana Rizzo, Carlos Affonso Souza, Clara Becker, Fabro Steibel, Guilherme
Amado, Karina Santos e Priscilla Silva.
Mais informações e inscrições: https://itsrio.org/pt/cursos/midias-sociais-e-jornalismo-reduzindo-riscos-e-engajando-audiencia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita