Cartilha de Educomunicação da UFPR

Esse material busca oferecer apoio a educomunicadores com base nos trabalhos realizados pelo Projeto Nossa Mídia em escolas de ensino Fundamental e Médio de Curitiba e do litoral do Paraná.

A educomunicação é uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, entendendo a função social, política e cultural da mídia. Outro objetivo da educomunicação é capacitar a comunidade para que produza seus próprios 
veículos de comunicação, ou seja, educar pela comunicação e para a comunicação.

Aqui você poderá encontrar modelos de metodologia para aplicar em grupos escolares e comunitários, análises sobre os principais veículos de comunicação e como utilizá-los com propósito educacional, além de dicas de bibliografia e onde encontrar mais informações sobre este vasto terreno que é a educomunicação.

O projeto Nossa Mídia atuou em oito escolas nos anos de 2009 e 2010 e é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras da Seti – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A coordenação do projeto está a cargo de Mário Messagi Jr. e conta com a colaboração do orientador Toni André Vieira Scharlau. A iniciativa é executada por três bolsistas profissionais e cinco bolsistas estudantes do curso de Comunicação Social da UFPR.

http://www.cefuria.org.br/site/documentos/cartilhaeducomunicacao.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita