Jovens 'multitarefa' passam quase 11 horas por dia consumindo mídia

A quantidade de tempo que os jovens gastam com entretenimento eletrônico aumentou drasticamente, especialmente entre os menores de idade, revela uma pesquisa produzida nos EUA pela Kaiser Family Foundation. O relatório "Generation M2: Media in the Lives of 8- to 18-year-Olds" foi divulgado nesta quarta-feira (20/1).

Os jovens de 8 a 18 anos gastam em média 7 horas e 38 minutos diários por dia consumindo mídia - na semana, o total supera 53 horas. Considerando a habilidade que muitos têm de ser "multitarefa", consumindo várias mídias ao mesmo tempo, esse tempo pode ser estendido para 10 horas e 45 minutos.

O relatório aponta que, em média, os jovens passam cerca de 2 horas por dia consumindo mídias em dispositivos móveis - passam mais tempo jogando ou assistindo a vídeos nos celulares do que falando neles.E apenas três em cada dez jovens dizem ter regras sobre o tempo que devem gastar assistindo à TV (28%), jogando videogames (30%) ou usando o computador (36%).

Quando os pais impõem limites, os jovens gastam menos tempo com as mídias: aqueles que obedecem a qualquer regra paterna consomem quase 3 horas a menos que os sem regras.

Sempre ligada
Em relação aos hábitos, 64% disseram ver TV durante as refeições, e quase a metade (45%) admitiram que a TV é deixada ligada "na maior parte do tempo" em suas casas. Mais de 7 em cada 10 jovens têm televisão no quarto, e cerca de um terço tem computador com acesso à internet.

O estudo não encontrou uma relação forte de causa e efeito entre os consumos de mídia e as notas escolares, mas há diferenças entre aqueles que consomem muita mídia e os que consomem pouca. Quase metade (47%) dos que consomem muita mídia dizem que eles geralmente obtêm uma nota média ou menor.

Além disso, atividades novas como a atuação em redes sociais também contribuem para aumentar o consumo de mídia. As principais atividades online são networking (22 minutos por dia), games (17 minutos/dia) e a visita a sites de vídeo como o YouTube (15 minutos/dia). E 74% de todos os estudantes entre a 7.ª e a 12.ª séries dos EUA disseram ter um perfil em um ou mais redes sociais.

Fonte: PC World Online – 21/01/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita