Alunos transformam disciplinas em vídeos

Nova forma de apresentação de trabalhos acadêmicos pode ampliar a divulgação de temas científicos!
Alunos de duas turmas de doutorado do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB transformaram o conteúdo de suas aulas em vídeos, trazendo o debate acadêmico para o campo do audiovisual.

Um grupo cursou a disciplina Ficção Científica, Manipulação Genética e Sociedade de Risco no primeiro semestre de 2009. A cada aula, um vídeo de ficção científica era estudado por uma dupla de alunos que apresentava suas considerações à turma, promovendo o debate. A afinidade com os temas foi tão grande que eles propuseram ao professor Elimar Nascimento, diretor do CDS, a produção de um vídeo como forma de avaliação da disciplina.

O doutorando Marco Aurélio Bilibio, psicoterapeuta, e o aluno especial do doutorado Elízio Costa, publicitário, lideraram a produção de um vídeo de 15 minutos chamado Correndo Risco, que trata dos dilemas que envolvem a manipulação genética. O vídeo conta com depoimentos de especialistas, entre eles o senador Cristovam Buarque, e explora a necessidade de uma construção coletiva do futuro, a chamada sociedade do amor, em que as pessoas são solidárias e as relações são baseadas em ética.

“Fizemos um projeto de qualidade para garantir maior alcance do conteúdo”, diz Costa, defendendo a importância de se divulgar a produção acadêmica além da sala de aula. “Nossa ideia de fazer o vídeo não vai no sentido de substituir o trabalho acadêmico e sim criar uma ferramenta que pode trazer os conteúdos discutidos para o público em geral”, complementa Bilibio. Os alunos ressaltaram a importância da colaboração do professor Elimar Nascimento em defesa do novo método avaliativo.

Bilibio propôs a mesma metodologia na disciplina Fundamentos Teóricos e Epistemológicos do Desenvolvimento Sustentável e a ideia foi bem aceita pelos colegas e pela professora Laura Duarte. Surgiu então o vídeo Vozes da Sustentabilidade. O vídeo conta com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Paulo Nogueira Neto, ex-secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Os dois vídeos foram produzidos ao longo do segundo semestre de 2009 e ficaram prontos em dezembro. O lançamento será simultâneo e está previsto para março, em exibições na UnB. Os dois vídeos também serão inscritos no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na cidade de Goiás Velho.

Fonte: Agência de Comunicação da UNB/ Texto: Thais Antonio - 07/01/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita