Fundação lança matrizes curriculares com foco em aceleração de aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos

Um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, os objetivos de aprendizagem a cada etapa escolar e um painel de sugestões de práticas para os educadores, com foco na aceleração escolar e na Educação de Jovens e Adultos, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Esse é o objetivo das novas Matrizes Curriculares para Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio que serão lançadas pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Instituto Reúna, na próxima quinta-feira (dia 28 de maio), às 17h (se inscreva aqui: https://bit.ly/matrizes_zoom). As publicações ficarão disponíveis gratuitamente para educadores, instituições ligadas à Educação e público em geral em www.frm.org.br/matrizescurriculares e instituitoreuna.org.br

Divididas pelas quatro áreas do conhecimento designadas na BNCC (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), as Matrizes apresentam uma seleção de habilidades e propostas de atividades pedagógicas que auxiliam os professores a aplicar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista uma educação integral e contextualizada. Tudo conectado às competências gerais definidas pela Base, como pensamento crítico, autoconhecimento, construção da autonomia e projeto de vida.

As publicações oferecem diretrizes que podem ser utilizadas desde a formação de professores até a curadoria de conteúdos educacionais, com foco na aceleração escolar – área de atuação da Fundação Roberto Marinho há mais de 40 anos – como ferramenta para a redução das distorções e a superação dos altos índices de abandono escolar e repetência no país. O lançamento tem sinergia também com o momento em que as escolas se preparam para planejar a volta às aulas no país, em um ano letivo mais curto que o regular.

Mais informações em frm.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita