Agência Tatu, de Alagoas, combaterá fake news com apoio da Meta e ICFJ

"A Agência Tatu de Jornalismo de Dados foi uma das selecionadas no Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, uma iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) e Meta, empresa dona do Facebook e Instagram. Dentro do programa, a Tatu desenvolverá o projeto “Nordeste sem Fake”.

As 15 organizações selecionadas vão receber mentorias com duração de dois meses, que iniciarão a partir de julho. Para realizar a criação de um projeto ou produto digital, os veículos receberão um fundo de apoio de 15 mil dólares. O objetivo é realizar trabalhos que atuem na educação midiática e contribuam com o combate à desinformação.

Novo projeto da Tatu

O “Nordeste sem Fake” tem o objetivo de desenvolver um robô, que se chamará Dandara, responsável por identificar possíveis conteúdos de desinformação publicados nas redes e mídias sociais, como fake news sobre as eleições locais de 2022.

A iniciativa será focada no Nordeste, já que outros grupos de checagem de fatos e combate a fake news se concentram no contexto nacional. A pretensão é atuar em todos os nove estados do Nordeste e a Dandara estará de olho no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

O robô será essencial para o projeto, já que ele filtrará, por meio de inteligência artificial, uma grande quantidade de informações e conteúdos. Após a filtragem inicial, o time da Tatu fará todos os trabalhos de pesquisa, análise e produção da checagem.

Além da Tatu, outras duas organizações do Nordeste foram selecionadas para participar nesta nova fase do projeto. A Agência Saiba Mais, do Rio Grande do Norte, e o Marco Zero Conteúdo, de Pernambuco.

Veja a lista com todos os selecionados para essa nova fase do projeto:

Agência Saiba Mais – Rio Grande do Norte

Agência Tatu de Jornalismo de Dados – Alagoas

Associação O Eco – Rio de Janeiro

Grupo Arauto de Comunicação – Rio Grande do Sul

Fauna News – São Paulo

Jornal Atual – Rio de Janeiro

Jornal Cidade do Rio Claro – Minas Gerais

Jornal do Comércio – Rio Grande do Sul

Jornal Folha do Mate – Rio Grande do Sul

Jornal Plural – Paraná

Marco Zero Conteúdo – Pernambuco

Nonada Jornalismo – Rio Grande do Sul

Núcleo Jornalismo – São Paulo

O Estafeta – Rio Grande do Sul

Periferia em Movimento – São Paulo"

Matéria publicada no jornal Correio dos Municípios em 23/06/2022: https://www.correiodosmunicipios-al.com.br/2022/06/agencia-tatu-combatera-fake-news-com-apoio-da-meta-e-icfj/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita