Dicas de eventos

VI Congresso de Engenharia de Entretenimento da UFRJ tem como tema o “Edutainment”

Nos dias 2 e 3 de setembro, acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ o “VI Congresso de Engenharia de Entretenimento”, promovido pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento (LEE-UFRJ) da Coppe-UFRJ, com apoio da Escola Politécnica (Poli-UFRJ). Como tema central, o Congresso explora o conceito de Edutainment: atividades que proporcionam educação e diversão através das mídias e tecnologias atuais.

O evento conta com palestras, debates e oficinas que buscam explorar diversas vertentes do entretenimento, como música, cinema e televisão. Além disso, profissionais e artistas de instituições públicas e privadas apresentam casos de sucesso, analisando as etapas do processo produtivo e o fortalecimento da atividade de entretenimento.

Os interessados em divulgar trabalhos acadêmicos que estejam de acordo com os eixos temáticos do evento devem enviá-los através do e-mail lee@ufrj.br até o dia 20 de agosto. O Fórum de Ciência e Cultura se localiza no 2º andar do Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na Av. Pasteur, 250, Urca.

Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor
O programa O Dia na Sala de Aula, do jornal O Dia (RJ), promove no dia 16 de setembro o Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor.

O evento acontece no Auditório da Universidade Estácio de Sá (campus Tom Jobim - Barra da Tijuca) e tem o apoio da WAK Editora e da Universidade Estácio de Sá.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 23/08/10 pelo e-mail: iac@odianet.com.br A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Programação
09:00 - Credenciamento
09:30 - Abertura
  • 09:45 - Mesa POLÍTICAS PÚBLICAS E MÍDIA-EDUCAÇÃO
    Marcos Tadeu Tavares (Doutorando em Educação pela PUC-Rio. Jornalista e professor. Professor da PUC-Rio, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e da UniverCidade. Colunista do Jornal O DIA. Membro do comitê científico do SBGames 2009/2010. Editor da revista eletrônica revistapontocom, da OSCIP Planetapontocom. Integrante da Rede de Trabalho do Instituto Alana. Editor do site do Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes – Rio Mídia)
  • Marcos Ozório (Mestre em Educação pela PUC/Rio. Professor de Geografia das redes municipal, estadual e privada do Rio de Janeiro. Ex-Diretor de Mídia e Educação da MULTIRIO. Conselheiro Municipal de Educação (2005-2009). Integrou a equipe que elaborou o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro)
  • Mediação de Maria Luisa Barros (Editora de Educação do Jornal O Dia)

12:00 - Almoço

14:00 - Palestras simultâneas

PENSAMENTO COMPLEXO, TRABALHO MULTIDISCIPLINAR
Carlos Henrique Carrilho (Formado em Letras e Pedagogia. Conferencista, Assessor na área de Educação, professor de Planejamento Educacional e Currículo: teoria e prática, coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá – Campus Madureira. Autor dos livros “Conselho de classe como espaço diagnóstico da prática educativa” e “Competências e habilidades: da proposta à prática”. Co-autor com Danilo Gandin de “Planejamento na sala de aula”.)

IMAGENS E PRÁTICAS ESCOLARES
Paulo Sgarbi (Mestre e Doutor em Educação pela UERJ, professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisando conhecimento, cotidiano escolar e linguagens, com ênfase nas linguagens desenhadas no estudo de avaliação da aprendizagem, currículo na formação de professores.)

LEITURA DO JORNAL MEIA HORA EM SALA DE AULA
Phellipe Marcel (Graduado em Jornalismo pela UFRJ, mestre em Língua Portuguesa UERJ e doutorando em Estudos de Linguagem pela UFF. Tem experiência em edição de livros literários, assessoria de imprensa e comunicação comunitária. Atualmente pesquisa acerca da produção de sentidos sobre o brasileiro na mídia e em outras discursividades.)

16:00
PRODUÇÃO TEXTUAL E HIPERTEXTO
Geraldo Peçanha de Almeida (Doutor em Educação pela UFSC. Professor da UFPR. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB. Autor de mais de 30 livros na área de educação)

18:00 - Lançamento de livros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita