Você conhece o Método SIFT?

 

O Método SIFT para Avaliação de Informações em um mundo digital foi criado por Mike Caulfield, da Washington State University Vancouver. Ele foi um dos primeiros adeptos da ideia de literacias digitais cívicas. A ideia é que ele ajude a determinar se os recursos que o público acessa digitalmente são confiáveis e também auxilie as pessoas a analisar informações e notícias publicadas na mídia online.

O “S” é de STOP – PARE, ou seja, verifique seu feed, veja se você conhece o site ou a fonte de informação e tenha um plano, saiba onde você quer chegar e o que está procurando. Às vezes uma verificação rápida é suficiente, outras vezes é preciso uma investigação mais profunda, com mais fontes.

O “I” é de INVESTIGATE THE SOURCE– INVESTIGUE A FONTE. Pesquise a fonte da wikipedia a outros sites. Não fique apenas no site da própria fonte, porque nele ela fala o que quiser de si. Veja o que outras pessoas, agências de checagem, sites... falam dela. Leia com atenção! Abra várias guias para fazer essa pesquisa.


O “F” é de “FIND TRUSTED COVERAGE” - ENCONTRE COBERTURA CONFIÁVEL. Aqui a orientação é para você encontrar relatórios ou análises confiáveis, buscar as melhores informações sobre determinado assunto, diversos pontos de vista, o consenso entre eles e algo mais aprofundado. Deve-se ir além dos primeiros resultados nos buscadores, usar o Ctrl + F e considerar a URL.

O “T” é de “TRACE CLAIMS, QUOTES, AND MEDIA BACK TO THE ORIGINAL CONTEXT” - Rastreie queixas, reivindicações, citações e a mídia de volta ao contexto ou fonte original, ou seja, busque o que foi tirado de uma história, de uma foto ou de um vídeo. Tente descobrir o que havia e o que aconteceu depois. Quando você lê um artigo científico que já foi mencionado em uma notícia, ele foi relatado com precisão? Busque a fonte original para ver o contexto e decida se a versão que você tem é apresentada com precisão.

Fonte: https://researchguides.uoregon.edu/c.php?g=940703&p=7253292#s-lg-box-wrapper-27014439

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita