Comunicadores da Rede Wakywai recebem formação sobre combate a desinformação

O evento foi realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), com apoio do Projeto Enraizado na Confiança da Internews.

Por Rede Amazoon, com informações da página do Conselho Indígena de Roraima (CIR)

"Foi realizado de 26 a 29 de julho no Centro Regional Lago Caracaranã, região Raposa, terra indígena Raposa Serra do Sol, o Encontros Wakywai, com o tema: “Checando Informações”. O evento foi realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Projeto Enraizado na Confiança, da Internews. A oficina teve como principal objetivo, fortalecer a Rede de Comunicadores Indígenas Wakywai do CIR, dos povos: Wapichana, Macuxi, Patamona e Ye’ Kuana, levando informações sobre conceitos e diagnóstico do ecossistema da informação, análise de rumores, pontos focais e combate à desinformação sobre a Covid-19. Além das formas técnicas de utilizar ferramentas na produção de card, podcast e como conduzir uma entrevista. Desde que as comunidades indígenas entenderam a importância de ter comunicadores indígenas, o CIR busca formar e fortalecer essa rede. E é perceptível os avanços na comunicação indígena que é tão urgente no atual cenário que vivemos. Essa nova formação só veio para fortalecer os comunicadores e as lideranças de base. O coordenador geral do CIR Edinho Batista, do Povo Macuxi, destacou sobre a importância de se ter os comunicadores indígena de base. Conforme ele a comunicação é uma “arma” poderosa, por isso formar e ampliar o espaço da comunicação em tempo real nas etnoregiões é tão importante. “Divulgar o que nós somos para que os indígenas se sintam valorizados e capazes. Não se sintam envergonhados! Temos comunicadores fortalecidos! Precsiamso Mostrar a nossa beleza, por que temos coisas boas. Valorizar e honrar para continuar marchando. Temos um embate forte nas regiões sobre a luta pela terra. Vamos continuar nos fortalecendo” - Edinho Batista Macuxi. O mentor de mídia do Projeto Enraizado na Confiança da Internews, Bryan Araújo, falou sobre a parceria entre CIR e Internews. Onde destacou que um dos papéis da Internews é apoiar os comunicadores locais de outros países. Pois ela é uma organização que está instalada em mais de 100 países, fortalecendo outros comunicadores. Segundo ele o projeto favorece para que comunicadores desenvolvam suas atividades nas comunidades e levem o que for preciso em relação a formação. “Dentro do projeto Enraizado na Confiança, estamos trabalhando o combate à desinformação, no combate do cenário da infodemia. Nesse sentido a gente passou por algumas oficinas que abordam esse aspecto de combate a desinformação, além de algumas técnicas de entrevistas, para levar os aspectos essenciais no combate a desinformação”, destacou Araújo.

Os comunicadores da Rede Wakywai também receberam formação na produção de cartazes e podcast. A coordenação executiva do CIR, com Edinho Macuxi e Enock Taurepang, estive participando da atividade e fortalecendo a luta da comunicação indígena. Ao todo participaram das atividades 27 comunicadores das etnoregiões Surumú, Serra da Lua, Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Murupú, Tabaio, Amajarí e CIFCRSS."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita