Acontece hoje, com transmissão online, 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet

O 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet acontece hoje, em São Paulo. Mas quem não está na cidade ou quem não se inscreveu pode conferir as mesas pelo canal do youtube do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (https://www.youtube.com/NICbrv%C3%ADdeos), que é um dos realizadores do seminário junto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Correalizado com Instituto Alana, Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) e Safernet Brasil, o objetivo do evento é debater a promoção de um ambiente online mais democrático, inclusivo e seguro para os jovens. Entre os temas das mesas estão: cidadania digital, responsabilidade das plataformas, direitos e protagonismo de crianças e adolescentes na rede.

O seminário é voltado a educadores, coordenadores, dirigentes escolares, pais e interessados na busca por informações e orientações sobre o papel da escola, da família e toda sociedade na educação de crianças e adolescentes sobre o uso da Internet.

Veja abaixo a programação e os respectivos links. 

Bom evento!

16 de agosto

Abertura 

9h

Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br) , Guilherme Forma Klafke (CEPI FGV Direito SP) , Isabella Henriques (Instituto Alana) , Miriam Von Zuben (CERT.br|NIC.br) , Raquel Gatto (NIC.br) e Rodrigo Nejm (Safernet Brasil)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=pYkYM_Z1j8g

9h30

Keynote – Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar: boas práticas para uso da tecnologia e o que diz a legislação para infrações

Kelli Angelini (ANCT)

Moderação: Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Z64O9D89Vag

10h10

Coffee break

10h30

Painel 1 – Práticas manipulativas na Internet e seus impactos sobre crianças e adolescentes/Responsabilidade das plataformas diante de crianças e adolescentes

Inês Victorino (UFC) , Maria Mello (Instituto Alana) , Nina da Hora (PUC-Rio) e Renata Tomaz (UFF | FGV DAPP)

Moderação: Miriam Von Zuben (CERT.br|NIC.br)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=htUFKmGpoRY

11h40

Painel 2 – Lançamento TIC Kids Online Brasil 2021 – Caminhos para uma conectividade significativa: como novas dinâmicas de acesso à Internet impactam as práticas online e o bem-estar de crianças e adolescentes?

Drica Guzzi (Zeitgeist - Pesquisa, Tecnologias e Educação) , Luísa Adib (Cetic.br|NIC.br) , Renata Santoyo (Anatel) e Thais Santos (UNICEF)

Moderação: Maria Rebeca Otero Gomes (UNESCO)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=_7JGOWQkzI8

12h50

Intervalo

14h

Painel 3 – Conectando espaços: as escolas como estratégia de construção de espaços físicos e virtuais democráticos

Ciro Biderman (FGV) , Jessica Gomes (OELA - Oficina Escola de Lutheria da Amazônia) , Nayana Brettas (IMAGINAc) e Rogério Ceron (São Paulo Parcerias)

Moderação: Deíse Camargo Maito (CEPI FGV Direito SP)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=05D0jxqlcU8

15h10

Painel 4 – Proteção online com ou para crianças e adolescentes? Cocriação e protagonismo nas ações de prevenção e educação

Ayla Santos (Adolescente da Imprensa Jovem) , Ecivaldo Matos (Universidade Federal da Bahia) , Guilherme Alves (Programa Cidadão Digital - Safernet) , Julia Fernandes (Adolescente da Imprensa Jovem) e Natália Paiva (Instagram)

Moderação: Emanuela Halfeld (Safernet Brasil)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=OA13leX69pA

16h20

Encerramento

Karen Borges (NIC.br) e Ramon Costa (NIC.br)

Link para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=OA13leX69pA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita