Representantes do TSE discutem na França estratégias de combate à desinformação

08/07/2022

Missão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a União Europeia (UE) esteve em Paris na última quinta-feira (7) para discutir com autoridades francesas estratégias de combate à desinformação.

O grupo, formado por servidores da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação e da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, participou de uma reunião na Autoridade Reguladora das Comunicações Audiovisuais e Digitais (Arcom), que falou sobre as atribuições regulatórias e sancionatórias da pasta, além do trabalho desempenhado para assegurar a equidade nas campanhas eleitorais em rádio e televisão.

A chefe da Arcom, Isabelle Mariani, destacou que em períodos eleitorais há uma grande preocupação para impedir discursos de ódio e violência. Segundo ela, há ainda o desafio de promover, junto às plataformas, ações expressivas de combate à desinformação.

Ela explicou que existe uma regulamentação voltada para as plataformas que devem informar anualmente sobre o cumprimento das orientações expedidas pela Arcom. “Também há um trabalho sendo desenvolvido para que essas plataformas promovam ações de educação midiática e incentivem a promoção de conteúdos confiáveis”, pontuou.

Ainda em Paris, a missão brasileira debateu boas práticas de combate à desinformação com setores ligados à Secretaria para Defesa Nacional e Segurança. A troca de experiências incluiu pontos sobre ameaças híbridas, manipulação de informações, cibersegurança, estratégias de monitoramento, entre outras ações para mitigar o impacto de notícias falsas no processo eleitoral.

Texto publicado originalmente no site do TSE: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Julho/representantes-do-tse-discutem-na-franca-estrategias-de-combate-a-desinformacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

A comunicação na sala de aula

O perfil do professor mediador