Abertas as pré-inscrições para o curso “Educomunicação em tempo de Eleições"

"Estão abertas as pré-inscrições para o curso “Educomunicação em tempo de Eleições: reflexões e proposições para fortalecer a participação cidadã”. A formação, gratuita, é uma oferta do Núcleo Regional da ABPEducom no Vale do Paraíba e faz parte das ações integradas do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCd).

Em vista da desordem informacional causada pela disseminação de notícias falsas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, com forte prejuízo para as eleições democráticas, a ABPEducom Vale do Paraíba organizou um processo formativo voltado para educadores com o objetivo de aprofundar os debates em torno do assunto e promover o exercício crítico de aprendizagem da democracia em espaços de educação formal, não formal e informal.

O curso será online e terá 20h de duração, incluindo atividades síncronas e assíncronas. Os educadores que concluírem o curso com aproveitamento satisfatório receberão certificado.


TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NOS ENCONTROS (ATIVIDADES SÍNCRONAS)

Práticas pedagógicas educomunicativas contra desinformação eleitoral (live; encontro aberto)

Educar para a Comunicação em tempo de Eleições (encontro fechado; só para os cursistas)

Educar para a emancipação em tempo de desinformação (encontro fechado; só para os cursistas)

Educomunicação, mobilização social e ativismo pela democracia (live; encontro aberto)

Educar para a transformação em tempos eleitorais (encontro fechado; só para os cursistas)

Educar para a cidadania e resgatar as utopias (encontro fechado; só para os cursistas)

As atividades assíncronas, incluindo o trabalho final, serão orientadas e realizadas na plataforma Google Classroom.


CRONOGRAMA DO CURSO

14 a 30 de julho: Pré-inscrições (formulário online)

31 de julho a 3 de agosto: Período de análise e seleção, caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade de atendimento do Núcleo Regional (30 inscrições). Divulgação dos nomes selecionados.

4 a 10 de agosto: Abertura do curso na plataforma online Google Classroom (atividades assíncronas).

11 de agosto: Primeiro encontro (atividade síncrona): segundo encontro do Ciclo de lives da ABPEducom (19h às 20h30). Avaliação do encontro (atividade assíncrona – 30 min).

18 de agosto: Segundo encontro (atividade síncrona): 19h às 21h (Google Meet)

25 de agosto: Terceiro encontro (atividade síncrona): 19h às 21h (Google Meet)

8 de setembro: Quarto encontro (atividade síncrona): terceiro encontro do Ciclo de lives da ABPEducom (19h às 20h30). Avaliação do encontro (atividade assíncrona – 30 min).

15 de setembro: Quinto encontro (atividade síncrona): 19h às 21h (Google Meet)

21 de setembro: Sexto encontro (atividade síncrona): 19h às 21h (Google Meet)

22 a 29 de setembro: Postagem do trabalho final.


FORMADORES RESPONSÁVEIS

Suéller Costa

Jornalista, professora, educomunicadora e pesquisadora (Mestre em Ciências da Comunicação; Especialista em Educomunicação, Tecnologias na Aprendizagem, Letramento Digital, Metodologias Ativas e Políticas Públicas)

Kátia Zanvettor

Jornalista com mestrado e doutorado em Educação e pós-doutorado em Jornalismo Científico. Professora na área de comunicação há mais de 15 anos, atualmente é diretora da Zan Comunicação.

Vanessa Vantine

Repórter com experiência no jornalismo diário, tendo trabalhado em reportagens de diferentes setores, como economia, política local, esporte, comportamento, saúde etc. Experiência em produção e edição de reportagens jornalísticas e de programas culturais. Especialista em Gestão da Comunicação. Profissional totalmente realizada com a decisão de viver de informar, com ética, dedicação e responsabilidade.

Júlio Suñé

Graduado em Direito com pós-graduação em Artes Cênicas e cursos de extensão em Educomunicação, Mídias na educação e Rádio e TV. Ator, Arte educador, Educomunicador e produtor e editor de conteúdos audiovisuais. Atualmente preside a  Associação Celebreiros e o Canal Plural.

Silene de A G Lourenço

Sócia-fundadora da ABPEducom. Graduada em História, Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado. Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular. Atualmente trabalha com formação de professores e é integrante do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação." 

Formulário de inscrição, clique AQUI

Informações retiradas do site da ABPEducom (https://abpeducom.org.br/curso-educomunicacao-em-tempo-de-eleicoes/)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

O perfil do professor mediador

A comunicação na sala de aula