Unisinos lança programa de educação midiática para professores do ensino básico

Promover formação sobre letramento midiático entre professores do ensino básico do Rio Grande do Sul é o principal objetivo do Desafio Nuvem de Educação Midiática. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos, foi lançado no sábado (2), durante um debate online sobre “O papel da escola na educação para as mídias”.  (Por JHULLY COSTA)

Transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Portal Mescla, o painel ocorreu a partir das 11h, com a participação de Guilherme Canela, chefe da seção de liberdade de expressão da Unesco, Clara Becker, cofundadora do projeto Redes Cordiais, e Pedro Moreira, editor-chefe de GZH e coordenador dos projetos Fluência em Notícias e Por Dentro de GZH.   

Com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, o Desafio Nuvem oferecerá capacitações gratuitas, com especialistas brasileiros e estadunidenses, na temática da educação midiática. O programa é aberto a professores de todas as áreas de conhecimento que atuam em instituições gaúchas de ensino básico e que tenham, entre seus objetivos pedagógicos, trabalhar o letramento midiático e o combate à desinformação. 

De acordo com a Unisinos, o Desafio Nuvem está organizado em duas etapas. Na primeira, estão previstas duas oficinas gratuitas de formação e aperfeiçoamento, que ocorrerão em formato remoto, com duração de duas horas cada (das 10h às 12h). Uma será realizada em 21 de maio, com o tema “Aprofundando conceitos: desinformação, algoritmos, fact-checking e letramento midiático”, e a outra, “Colocando em prática: ferramentas e recursos para trabalhar letramento midiático na educação básica”, em 11 de junho. O link para acessar as salas das atividades online, que terão tradução simultânea, será disponibilizado automaticamente aos inscritos.  

Já a segunda etapa será destinada à inscrição de projetos para aplicação em sala de aula. Após as formações, os participantes apresentarão suas propostas, podendo ter seus trabalhos publicados em um e-book. Uma comissão julgadora multidisciplinar selecionará 10 destaques para a publicação, sendo três de cada categoria (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio), além de um projeto Destaque Geral, que pode ser de qualquer uma das categorias.  

Para submeter o projeto à seleção e concorrer à publicação no e-book, é necessário participar de, no mínimo, uma das oficinas ofertadas. O período de submissão de propostas vai de 12 de junho a 31 de julho de 2022, em formulário que será disponibilizado exclusivamente aos inscritos no Desafio Nuvem. A divulgação dos trabalhos vencedores está prevista para 30 de setembro. 

As diretrizes do programa serão divulgadas durante o lançamento oficial, no sábado, e as inscrições vão até 20 de maio. Mais informações sobre o Desafio da Nuvem podem ser obtidas pelo site nuvem.unisinos.br, onde também é possível acessar o edital completo, ou pelo e-mail nuvem@unisinos.br. 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/04/unisinos-lanca-programa-de-educacao-midiatica-para-professores-do-ensino-basico-neste-sabado-cl1h2s60i00fd0165md9t36ke.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita