Lançamento de livro gratuito "Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis "


Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis é o título do recém-lançado livro organizado por Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider, que traz uma seleção de 14 capítulos de autoras e autores do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, além de um capítulo original em inglês e três entrevistas em profundidade com pesquisadores que discutem o tema desde o início do século XXI.

Ao longo da obra, são abordados temas como prática pedagógica, engajamento político, protagonismo social, desigualdade, feminismo, infância, desinformação, vigilância e privacidade, dentre outros fenômenos de interesse da sociedade. Tomados em conjunto, os capítulos e entrevistas refletem a amplitude da pesquisa brasileira, em atuais abordagens críticas, sobre as habilidades e competências exigidas pelo mundo contemporâneo, assim como sobre a necessidade de engajamento dos indivíduos nas disputas que permeiam os novos regimes de informação, tendo em vista o compromisso ético com um mundo melhor, menos desigual e mais justo.

A obra é parte integrante da Coleção PPGCI 50 anos, que celebra os 50 anos do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ). Agora, em 2022, o livro está oficialmente disponibilizado no RIDI, o Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em 5 de maio, os organizadores realizarão evento de lançamento online deste volume, com a participação de autoras e autores. Acompanhem em http://escritos.ibict.br/ e em http://perfil-i.ibict.br/ e baixe o livro em https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200

Fonte:https://www.i-c-i-e.org/post/launch-of-book-critical-information-literacy-theory-consciousness-and-praxis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita