MidiaBox: Jogo estimula educação midiática

Tendo como base o contexto que vivemos, nomeado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Infodemia; ancorando-se no Conselho da Europa, quando este levanta uma preocupação acerca da poluição da informação em escala global e  trazendo ainda a contribuição da pesquisadora Claire Wardle e seu relatório Desordem da informação: rumo a uma estrutura interdisciplinar para pesquisa e elaboração de políticas, que tenta de analisar e buscar formas de lidar com esse distúrbio da desinformação, as pesquisadoras Mariane Maio e Sabrina Generali, lançaram o projeto colaborativo MidiaBox.

O objetivo é "levar a educação midiática para além das escolas, entendendo jovens como propagadores de um olhar crítico e reflexivo sobre a mídia". A ideia é que os jovens possam ajudar a combater a desinformação a partir do MidiaBox, que nada mais é que um jogo com ações disparadoras para promoção da educação midiática de forma leve e que pode ser jogado nas famílias e entre amigos, estimulando mais conhecimento sobre as mídias e também estratégias de conscientização e de combate à desinformação. 

O MidiaBox está disponível em duas versões: PDF para baixar e imprimir, com cards disparadores de debates e um modelo de box para montar e a versão Web, onde é possível sortear um novo card diariamente e ainda criar cards para colaborar com a plataforma e participar de um ranking dos criadores. Para isso, basta cadastrar-se no site: https://midiabox.net.br/

As jornalistas também trouxeram para o Midia Box os três pilares desenvolvidos pelo Projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM, baseados em teorias relacionadas à interface Comunicação/Educação: Mídia como Recurso Pedagógico, Mídia como Forma de Expressão e Mídia como Objeto de Estudo.

As primeiras ideias do MidiaBox nasceram no Tech Camp São Paulo 2020, evento que explorou a “Educação para o combate à desinformação”. A partir daí, vieram as parcerias com a Embaixada Americana no Brasil e o Instituto Palavra Aberta, que possibilitaram a execução do projeto e ainda o apoio de instituições e projetos como o JOCA, a ESPM e sua Cátedra Maria Aparecida Baccega, o Geekr e o Projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM. 

Com informações do MidiaBox

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita