Facebook lança 2ª edição do programa Cidadão Digital, com foco em fake news

O Facebook, em conjunto com a Safernet e o Instituto Palavra Aberta, lançam nesta quarta-feira a segunda edição do Cidadão Digital, programa de educação digital para alunos da rede de ensino pública do País. 

Após capacitarem mais de 97 mil estudantes em 2020, a meta em 2021 é impactar outros 50 mil, com reforços em conteúdos sobre educação midiática e combate à desinformação.

Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet no Brasil, destaca que após um foco grande em cidadania e ética digital na primeira edição do programa, eles detectaram a necessidade de incluir a educação midiática e o combate às chamadas ‘fake news’ por conta dos acontecimentos da pandemia. Para isso, chamaram o Instituto Palavra Aberta, que já atua nessa área, para elaborar um conteúdo específico para o Cidadão Digital.

O programa consiste na seleção de embaixadores, pessoas na faixa entre 19 e 25 anos, que passam por um período de treinamento. Após a capacitação, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1,5 mil, e passam a disseminar os conteúdos do Cidadão Digital em escolas, para alunos entre 13 e 17 anos, por atividades interativas, seminários, entre outras maneiras. “Criamos uma série de dinâmicas que reduzem o maior número possível de entraves”, fala Nejm.

Além do foco em educação midiática, outros temas que foram abordados em 2020 voltam neste ano, como segurança, privacidade, comportamentos positivos nas redes e autocuidado online. As atividades desenvolvidas propõem educar sobre como verificar e compartilhar informações online de forma responsável, como promover o respeito e a empatia na internet, prevenção de bullying, além da importância de gerenciar sua presença online com ferramentas de privacidade e segurança. 

“Um dos nossos pilares no Facebook é a educação e criação de cidadãos digitais, queremos que não só o uso de nossas plataformas sejam conscientes, mas que a internet como um todo vire um ambiente saudável, por isso nosso orgulho em apoiar o programa”, aponta Daniele Kleiner, gerente de bem-estar do Facebook na América Latina".

Interessados em se tornar embaixadores podem se inscrever a partir desta quarta-feira no site www.cidadaodigital.org.br.

(Fonte: O Liberal - https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/facebook-lanca-2a-edicao-do-programa-cidadao-digital-com-foco-em-fake-news-1466038/) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita