Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançam projeto de educação midiática

25/03/2021 coletiva.net

'Postar ou Não?': este é o tema do projeto que Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançarão em live na terça-feira, 30, às 18h, pelo canal do Youtube do instituto. Com um site e um e-book, os parceiros pretendem incentivar a leitura crítica de conteúdos digitais, principalmente nos jovens.

Em um contexto no qual brasileiros buscam informações na internet e nas redes digitais, o guia hipermídia visa a entender e combater a desinformação. Em 44 páginas, o e-book traz referências bibliográficas e propostas de atividades para aplicação em sala de aula e consulta direta. O conteúdo ainda pode ser acessado no site postarounao.com.br, que também contém dicas e testes.

"Apostamos em um formato hipermídia, dinâmico, com apelo visual e linguagem inspirada nos aplicativos digitais mais populares, sem deixar de trazer informação com respaldo acadêmico", descreve a jornalista e pesquisadora Taís Seibt, que coordenou a produção. O material busca atender tanto às pesquisas de adolescentes quanto à busca de referências de educadores e profissionais.

Na aula aberta da terça-feira, Taís detalhará o projeto e esclarecerá dúvidas do público, junto à redatora e editora do material Marília Gehrke. Em parceria com as pesquisadoras, atuaram na iniciativa Lucas Reino, na coordenação on-line, e Felipe Borin, no Design. 

A parceria para trazer o site ao público integra as comemorações do Mês do Bibliotecário e do Dia Internacional da Checagem, em 2 de abril, e também os projetos de educação da sociedade civil do Goethe-Institut. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão participou com apoio técnico para adaptar os conteúdos a plataformas digitais. 

Fonte: https://coletiva.net/noticias/afonte-e-goethe-institut-porto-alegre-lancam-projeto-de-educacao-midiatica,390584.jhtml


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita