Webinário internacional debate Educação e Inclusão

De 8/02  a 10/02 acontece o Webinário Internacional "Educação e Inclusão - entendimento, proposições e práticas", organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Unicamp (LEPED) e pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que reunirá 13 pesquisadores e professores da área da Educação, do Brasil, de Portugal e do Canadá. Entre os temas que serão debatidos estão: sentido da diferença no contexto escolar, neuropsicologia, capacitismo, tecnologia assistiva, atendimento educacional especializado, dentre outros. O webinário foi inspirado no livro homônimo, lançado em janeiro de 2021 pela editora da Furb.

O objetivo é apoiar e fortalecer os professores e gestores escolares em suas práticas cotidianas, e propor caminhos para a redução das desigualdades diante dos atuais desafios. Vale lembrar que no final de 2020 o decreto 10.502 ameaçou retroceder em 30 anos as políticas de educação inclusiva, ao propor a retomada de um modelo segregacionista para estudantes com deficiência, mas os movimentos sociais conseguiram barrar o retrocesso no Supremo Tribunal Federal, que suspendeu o decreto. Falta ainda revogá-lo!!! Outro ponto de preocupação foi a recente votação do FUNDEB, que garantiu repasse financeiro para as chamadas escolas especiais, inclusive para que pudessem atuar em substituição às escolas comuns, o que é inconstitucional e afeta o direito de todos os estudantes de conviverem e aprenderem juntos. O desafio se torna ainda maior no contexto da pandemia.

A transmissão do webinário, que é gratuito, acontecerá ao vivo pelo Facebook da Federação das Associações de Síndrome de Down e pelo Youtube da TV Escola e contará com total acessibilidade. (Com informações da Assessoria de Imprensa

Sobre o Webinário Internacional Educação e Inclusão

Data: 8 a 10 de fevereiro

Horário: 18h30 às 21h

Acessibilidade: libras, legendas e audiodescrição

Apoio: TV Escola

Realização: FBASD e LEPED

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita