Seminários “Observações” retornam a partir de 25 de fevereiro com o tema Informação e Saúde

A partir do dia 25 de fevereiro, em formato 100% online, estão de volta os seminários "Observações" que têm como objetivo democratizar para a sociedade os temas discutidos pelos pesquisadores vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência (Ufes). As transmissões serão feitas pelo pelo Canal do Observatório no YouTube (https://www.youtube.com/user/observatoriomidia) e também pela página do Facebook (https://www.facebook.com/ObservatoriodaMidia/), nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 19 horas.

A programação do primeiro semestre de 2021 terá como foco as pesquisas apresentadas ao longo de eventos em 2020. O primeiro tema será “Informação e Saúde”, reunindo quatro estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Mídia: Análise da cobertura da imprensa capixaba durante a epidemia de febre amarela de 2017, de Marcio Calil (mestre pelo PósCom-Ufes e, atualmente, doutorando na Fiocruz); A presença de médicos no Instagram e a construção do discurso de vida saudável, de Lunélia Lima, mestranda no PósCom); O pandemônio informacional em meio à pandemia de Covid-19 e a necessidade do Jornalismo, de Marcus Vieira (mestrando no PósCom-Ufes); e Jornalismo científico, ecossistema jornalístico e fontes especializadas: uma nova realidade, de Thalita Mascarelo (mestranda no PósCom-Ufes). A mediação será do professor Victor Gentilli, chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufes e coordenador do Observatório da Mídia; e o comentarista convidado é o professor Igor Sacramento, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-Fiocruz)(link is external).

A segunda edição do seminário, em 25 de março, terá como tema “Comunicação e Mulher”, com mediação da professora Patrícia D’Abreu e comentários da professora Ana Veloso, coordenadora do Observatório de Mídia: gênero, democracia e direitos humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (ObMídia-UFPE - http://www.obmidia.org/).

Quem quiser receber certificado de participação de 12 horas ou mais deve fazer inscrição e assistir a pelo menos três edições dos Seminários “Observações” ao longo de 2021. Os links para os formulários de inscrições serão disponibilizados na página do Observatório da Mídia [www.observatoriodamidia.ufes.br] mensalmente.

Seminário Observações

O projeto de extensão Seminários “Observações” se iniciou em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais, o “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Entre eles: o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon, e a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.

Inscrição para o primeiro seminário (25/02): 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKCDSdifYCMGMNMVe2p8YpM3SQO1QrAgmt3q15fB0hWHMklQ/viewform

Fonte. Observatório da Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita