A importância da educação midiática para o fortalecimento do jornalismo profissional

A tecnologia mudou radicalmente a forma como se consome informação. Do analógico para o digital, passamos a acessar notícias de qualquer lugar, a qualquer momento, muitas vezes a partir de dispositivos móveis que passaram a ser uma extensão das nossas mãos. A desintermediação, que eliminou o papel do curador, e a pulverização de autoria, atreladas ao baixo letramento informacional da população, têm gerado um ambiente informacional bastante poluído. Neste ambiente, cresce o vírus da desinformação que precisa ser combatido com informação de qualidade. Mas como fazer com que o cidadão possa diferenciar o conteúdo de qualidade dos demais conteúdos que circulam nas redes? Este é um dos papéis da Educação Midiática: formar leitores críticos, aptos a identificarem os diversos gêneros textuais e, principalmente, valorizar a informação produzida com critérios e métodos do jornalismo profissional.

Data e horário:
Dia 27 de novembro de 2019, das 15h às 16h - Horário de Brasília.
(A sala da apresentação online estará aberta a partir das 14h45 para que cada participante faça seu teste).


Temas abordados:

Seguindo os eixos centrais do EducaMídia, programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta, iremos abordar:
  • O que é e a importância da educação midiática;
  • Como ensinar a leitura crítica e reflexiva da mídia / informações (eixo LER);
  • Como produzir conteúdo de forma responsável (eixo ESCREVER);
  • Como participar do ambiente informacional de forma ética e responsável (eixo PARTICIPAR)

A quem se destina:
Jornalistas, Editores, Gestores, Educadores, áreas de Redação, Comunicação, Marketing, Circulação e Digital.
Podem inscrever-se também profissionais de empresas não-associadas à ANJ e ANER.


Como assistir:
Os inscritos podem assistir ao webinário pelo computador ou por aparelhos móveis, baixando o aplicativo gratuito para Android e IOS.

Sobre o instrutor:
Patrícia Blanco é Presidente do Instituto Palavra Aberta - Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing, atua na área de Comunicação e Relações Governamentais desde 1990. Integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar.

Daniela Machado é Coordenadora do EducaMídia - Jornalista com especialização em Economia, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação e é fundadora do reZOOM - plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação.


Inscrições: https://register.gotowebinar.com/register/1964725427290893323?utm_term=Webinario+27%2F11%2F19+-+A+importancia+da+educacao+midiatica+para+o+fortalecimento+do+jornalismo+profissional&utm_campaign=LISTA+GERAL+ANJ&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita