Inscrições abertas para curso virtual e gratuito para jornalistas sobre direitos das crianças

A iniciativa é do Instituto Arcor, em aliança com a ANDI. O número de vagas é limitado. O curso inicia no dia 18 de novembro


No marco do 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Instituto Arcor Brasil está lançando o curso virtual A Infância no Centro da Pauta. O curso é gratuito, tem alcance nacional e foi desenhado especificamente para jornalistas, comunicadores e estudantes de carreiras afins, interessados em temáticas relacionadas à defesa e promoção da população infanto-juvenil. O conteúdo do curso foi elaborado em coordenação com a ANDI – Comunicação e Direitos, organização que há mais de 20 anos desenvolve metodologias de fomento a um jornalismo socialmente responsável no âmbito latino-americano.
Realizado em parceria com a Fundação Arcor Argentina e a Fundação Arcor Chile, o curso está organizado segundo cinco módulos temáticos, cada um deles com certificação individual outorgada pela ANDI e com acompanhamento de tutores. O objetivo principal do projeto é proporcionar uma visão integral e articulada dos paradigmas dos direitos humanos que hoje orientam, em nível mundial, a formulação de marcos legais e políticas públicas que priorizem a atenção à população infanto-juvenil.
Além disso, o conteúdo busca promover uma reflexão sobre a função social da imprensa, reconhecendo a necessidade de garantir-se credibilidade e confiabilidade à informação compartilhada com o público – fator de grande relevância na atualidade, devido ao uso indiscriminado de estratégias de desinformação ou notícias falsas.
Merece destaque ainda a disponibilização de ferramentas concretas de apoio ao trabalho diário de jornalistas e comunicadores, como terminologia recomendada, uso de imagens, critérios para entrevistas com crianças e adolescentes e indicação de fontes de informação qualificadas.
As pré-inscrições para o curso já podem ser realizadas no seguinte endereço:
Mais informações, acesse o site: www.institutoarcor.org.br
Veja vídeo sobre o curso: https://www.youtube.com/watch?v=gEqXFlY253s
Portal Educativo – O curso para jornalistas, comunicadores e estudantes será oferecido através do Portal Educativo lançado pelo Instituto Arcor Brasil no mês de outubro. O Portal foi estruturado visando o oferecimento de cursos de capacitação online, gratuitos, sobre vários aspectos ligados aos direitos da infância. O portal foi lançado com o oferecimento de dois cursos, para o público geral interessado na temática, sobre “Direitos das Crianças e Adolescentes” e “Participação infantil”. O lançamento acontece no âmbito da comemoração dos 15 anos do Instituto Arcor e também dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
A Convenção – O texto do documento foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 20 de novembro de 1989. No Brasil, a Convenção foi aprovada pelo Congresso Nacional, por meio do Decreto Legislativo n° 28, de 14 de setembro de 1990, transformado no Decreto Presidencial n° 99.710, de 21 de novembro de 1990.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Escribanía com chamada aberta para artigos sobre comunicação

“Educar ya no significa transmitir y memorizar información”