Representações das Crianças sobre a Atualidade: Caminhos que se Cruzam entre a Leitura do Mundo e a Informação Noticiosa


Sugerimos a leitura do artigo "Representações das Crianças sobre a Atualidade: Caminhos que se Cruzam entre a Leitura do Mundo e a Informação Noticiosa", de Patrícia Silveira, Sara Pereira, Manuel Pinto, publicado em "Comunicação e Cultura", resultado das I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, da Universidade do Minho/Portugal.


Resumo


Este trabalho pretende dar a conhecer o estado da arte e a proposta metodológica de uma investigação de doutoramento, ainda em curso, que tem como objeto de estudo debater sobre o modo como as crianças representam a atualidade. Partindo das suas vozes, perspetivando-as enquanto sujeitos de investigação, intentamos compreender que significados são construídos sobre a realidade imediata - ligada diretamente à experiência de cada criança - e a realidade global, em que os media se assumem como importantes mediadores e construtores de um ambiente simbólico. Trata-se de privilegiar uma posição ativa das crianças no seu envolvimento com os media noticiosos, partindo do pressuposto de que estes se constituem como agentes de socialização relevantes para a formação dos mais novos. Metodologicamente, optamos pela conjugação de técnicas quantitativas e qualitativas, definindo como público do estudo um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.

Palavras-chave


Crianças; notícias; participação; representações; literacia mediática

Texto Completo: PDF (http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1340)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita