Educomunicadores: Alemberg Quindins e a Fundação Casa Grande


Alemberg Quindins e sua esposa Roseane Limaverde
Alemberg Quindins e sua esposa Rosiane Limaverde
Por Fábio Nepomuceno
Francisco Alemberg de Souza Lima, mais conhecido como Alemberg Quindins, é chamado de Empreendedor Social na matéria “Meninada do Sertão“. Músico e eterno curioso, na entrevista feita por Regina Casé em 1997 (ver abaixo) disse que saiu da escola para estudar. Junto com sua esposa, a arqueóloga Rosiane Limaverde, fundou a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. (Curta a página no face).
Atendendo gratuitamente jovens e crianças de Nova Olinda – CE, com atividades sociais e artísticas, a Fundação Casa Grande ainda se propõe pesquisar e preservar a história do local, documentando sítios arqueológicos e promovendo o Turismo na localidade.
Na Fundação, o grande toque educomunicativo é o uso criativo das tecnologias, que estão totalmente nas mãos dos jovens participantes – São eles os protagonistas de todo o processo comunicacional, produzindo rádio, jornal, blog, vídeos e (um tempo atrás) até tentando criar uma TV aberta. Mais detalhes no artigo INOVAÇÃO EDUCACIONAL EM PEQUENO MUNICÍPIO – O CASO FUNDAÇÃO CASA GRANDE, escrito pelo professor da Feusp, Elie Ghanem (outro que merece aparecer na nossa lista de educomunicadores exemplares).
A experiência esta bem relatada no livro de Rosiane, Uma experiência inclusiva e formadora de crianças e jovens. Vale a pena baixar o pdf e ler com carinho.
Também recomendo esta entrevista feita pelo Almanaque Brasil e os vídeos abaixo.
Alemberg sendo entrevistado por Regina Casé em 1997:
Fonte: http://educomusp.wordpress.com/2013/01/21/educomunicadores12/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita