Chupetas brilhantes e a fase oral

chupeta ouro

Por Lais Fontenelle e Equipe Instituto Alana
Chupeta só na hora de dormir? Devo estimular meu filho a usar chupeta para se acalmar? E depois se ele gostar quando devo tirar? O uso prolongado da chupeta afeta a dentição e a linguagem? Melhoram as cólicas dos pequenos? Toda mãe já viveu algum desses dilemas envolvendo o uso de chupetas em filhos bebês. Eu mesma estou vivendo isso agora, pois minha pequena fez seis meses e muitas outras mães amigas me perguntaram se já troquei o tamanho do bico da chupeta para número 2. Pois é… Como boa marinheira de primeira viagem, eu nem sabia que existiam vários tamanhos de bico; só tinha sido introduzida às diferentes marcas…
Atualmente, não são somente tamanhos ou marcas de chupetas e mamadeiras que invadiram as prateleiras das lojas e sites especializados em produtos para bebês. Existe uma infinidade de acessórios e objetos feitos sob medida para encantar o universo materno. Desde a gestação, eu ficava chocada com o bombardeio de apelos ao consumo para produtos de bebês. A lista do enxoval da maternidade, os objetos de higiene, produtos de alimentação e de passeio… Era uma quantidade enorme de itens que só me faziam pensar: será que meu bebê vai precisar de tudo isso? Mães de classe social mais favorecida chegam a viajar mais de 8 horas exibindo seu barrigão para fazer o enxoval em Miami ou Nova Iorque e voltam com as malas repletas de roupinhas e acessórios. No entanto, tudo o que esse pequeno ser indefeso que acabou de chegar ao mundo precisa é de um colinho bom.
Sabemos também que os bebês estão vivendo a fase que muitos especialistas chamam de oral, ou seja, estão conhecendo o mundo pela boca. E se repararmos bem vamos nos dar conta de que todos os objetos que colocamos nas mãos dos pequenos são levados à boca. Eles parecem sentir o gosto e a textura do mundo através desse sentido. Por isso fiquei muito impressionada com a matéria que acabei de ler na Folha de São Paulo que conta que chupetas viraram produtos de luxo entre as mamães e chegam a custar mais de 200 reais. Pasmem! Os bebês da sociedade contemporânea podem estampar na boca chupetas cravejadas de cristais swarovski. A novidade chamada de Chuchica (Chupeta- Chique da Camy) foi inventada por uma profissional do marketing e virou febre entre mães de grande poder aquisitivo, que podem personalizar a boca de seus filhotes com borboletas ou até as iniciais dos nomes brilhantes. As chupetas são vendidas por um site oficial e o mais chocante é que, navegando pelo mesmo, encontramos bebês e homens maduros fazendo propaganda das chupetas. Estaríamos adultizando nossos bebês ou infantilizando os adultos?
Bom, se chupetas serviam antes para acalmar e acolher nossos bebês hoje serve também como objeto de luxo e moda. Agora me pergunto: e se um cristal cair e o bebê o engolir? O problema das chupetas com cristais, a meu ver, não está somente no fato de que estamos mercantilizando a fase mais simples e essencial da vida de um ser humano que é a infância, mas também no perigo que o uso das mesmas pode trazer a saúde física dos bebês que precisam muito mais de cuidado, atenção e carinho do que de uma chupeta com cristais. Vale a reflexão!
Fonte: RevistaPontoCom 30/07/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita