Criança e Consumo: uma relação delicada

O Pop – Centro de Pensamento Contemporâneo do Rio de Janeiro promove entre 5 e 26 de setembro de 2011, no Rio de Janeiro, o seminário "Criança e Consumo: uma relação delicada", com a participação de palestrantes como Lais Fontenelle Pereira, Regina de Assis, André Trigueiro e Solange Jobim e Souza.

Segundfo informações do Pop, "a proposta do curso é a de analisar a crescente mercantilização do universo infantil e oferecer possíveis soluções que apontem estratégias mais inteligentes e eficazes para educarmos nossas crianças e adolescentes. Que hábitos e valores estamos constituindo? Como esclarecê-las e fortalecê-las para evitar o hiperconsumo e a descartabilidade, quando somos constantemente invadidos por mensagens que nos incitam a comprar e desfazer-nos sem reflexão? Neste processo precisaremos repensar nossos próprios hábitos e valores em relação ao consumo".

5 de setembro
Lais Fontenelle
Criança e Consumo. Impactos, consequências e o papel da educação nessa relação. Apresentação do documentário “Criança, alma do negócio”, seguida de debate.

12 de setembro
Regina de Assis
A relação das crianças e adolescentes com a mídia e o consumo na contemporaneidade.

19 de setembro 11h-13h
André Trigueiro
Cultura do consumo do não necessário. Ideias de sucesso e felicidade relacionadas ao consumo. Consumismo infantil e seus impactos na sustentabilidade ambiental.

26 de setembro
Solange Jobim e Souza
Criança, consumo e cidadania: uma equação possível?


Serviço:
As aulas previstas ocorrem,às segundas-feiras, das 11h00 às 13h00 e das 19h30 às 21h30.
Informações: http://www.polodepensamento.com.br/sec_cursos_view.php?id=369 ou por tel. (21) 2286-3299 

Lais Fontenelle Pereira é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e autora de livros infantis. Atuou na área de Educação Infantil durante nove anos no eixo Rio de Janeiro e São Paulo e em 2009 assinou a coluna “Consumindo Ideias” da Folinha do Jornal Folha de São Paulo. É coordenadora da área de Educação do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana e realiza palestras sobre o problema do consumismo na infância em todo o país.

Regina de Assis é mestra e doutora em Educação pelas Universidades de Harvard e Columbia nos Estados Unidos. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Concebeu e fundou a MULTIRIO, Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro tendo sido a presidente entre os anos 2001 e 2008. É autora de vários artigos sobre Mídia e Educação e co/autora do livro Nós da escola criando mídia e educação. Atualmente, é consultora em Mídia e Educação, representante latinoamericana da World Summit on Media for Children Foundation e membro do conselho consultivo do Observatório Europeu de TV Infantil.

André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”. É professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Apresenta o Jornal das Dez e atua como editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É também comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro. Autor do livro Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação, é também coordenador editorial e um dos autores do livro Meio Ambiente no século XXI, e Espiritismo e Ecologia.

Solange Jobim e Souza é doutora em Educação pela PUC-Rio e mestre em Psicologia Clínica pela mesma universidade. É professora adjunta da UERJ e professora associada da PUC-Rio. Entre os livros publicados estão Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, A subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura e Educação pós-modernidade: crônicas do cotidiano e ficções científicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita