Blog para quem se interessa pela relação mídia e educação, leitura, infância e educomunicação.
Inscrever-se neste blog
Follow by Email
Fala Mestre!
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Dica: Veja no link abaixo, da revista Nova Escola, entrevista com vários especialistas de diversas áreas da Educação. http://revistaescola.abril.com.br/entrevista-fala-mestre/
Compartilhamos abaixo planos de aula da coordenadora pedagógica Carla Lopes, publicados no portal Onda Jovem e na edição 8, de julho de 2007. O tema das aulas era Comunicação. A idéia de Carla era propor atividades para analisar e debater com jovens a criação do espaço cidadão e a formação de identidades na mídia. Na época em que os planos foram publicados, ela era professora do Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, no Rio de Janeiro e havia desenvolvido com seus alunos o projeto “Mídia: criação do espaço cidadão e formação de identidades”, que integrava o programa político pedagógico do colégio, o “Reflexões e Debates para a Consciência Negra”. É essa experiência que ela se propõe a compartilhar nos planos de aula abaixo, tendo também como referência o artigo “Circuitos de Acesso”, publicado na revista Onda Jovem (e escrito por nós), na edição que trata da contribuição das mídias à educação juvenil. Para Carla, na era em que vivemos, da tecnologia da informação, educadores e …
Por Adriana Ribeiro Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, mestre em Comunicação, Educação e Cultura em Periferias Urbanas pela FEBF/Uerj. Atua em produção e pesquisa sobre rádio e educação desde 2000.“O rádio é uma mídia acessada fundamentalmente por adultos”.“Crianças não ouvem rádio”. Essas duas afirmações costumam povoar o imaginário em relação a audiência de rádio, em parte porque quase todas as emissoras do rádio hertziano – as que sintonizamos em AM e FM – não produzem programas para ou com crianças ou adolescentes há muitas décadas. A ausência de uma programação destinada a esse público, no entanto, não é indício de uma ausência de relações das crianças com a mídia rádio. Pelo menos esta é a conclusão a que chegaram dois estudos recentes realizados no Brasil e na Espanha, que fizeram pesquisas de audiência com crianças de 6 a 11 anos, no caso brasileiro, e de 8 a 9 e de 12 a 13 anos, no caso espanhol. A pesquisa brasileira foi realizada, em 2003, pelo Instituto MultiFocus (especi…
O Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM) e a Comissão Nacional de Proteção de Dados organizam o II Fórum Informal sobre Literacia Mediática (FILM) sobre o tema “Internet, proteção de dados e Literacia dos Média”.
A iniciativa, que decorrerá em Lisboa, na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, acontece dia 3 de novembro, entre 14h30 e 17h30.
A entrada é livre, tendo os interessados que confirmar a sua presença para o e-mail: gielm2009@gmail.com
Comentários
Postar um comentário