Curso de formação em Educomunicação

O Instituto Gens de Educação e Cultura, que fica em São Paulo, está periodicamente promovendo cursos de formação em educomunicação. Quer saber como eles conceituam a educomunicação e conhecer um pouco mais desse grupo? Leia as informações abaixo, retiradas do seu site e fique de olho nas datas dos próximos cursos, que divulgaremos aqui.

"Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social.

Apresenta-se, na atualidade, sob a forma de leitura crítica dos meios, produção coletiva de comunicação e epistemologia.

O que a torna peculiar, em todas as suas vertentes, é que ela coloca em destaque um dos temas mais importantes da nossa história: a influência da comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade.

Essa compreensão, decorrente, em especial, da produção coletiva de comunicação, resgata o direito humano de todas as pessoas, independente de idade, gênero, origem ou titulação, também dizerem o que sentem e pensam sobre assuntos que julgarem oportunos por sua própria vontade ou necessidade".

Por esses motivos o Instituto Gens afirma que seus cursos se propõem a evidenciar a Educomunicação como uma forma de intervenção social. Veja seus objetivos:

  • Promover a compreensão das bases teóricas da Educomunicação;

  • Desenvolver formação teórico-prática, a partir da vivência da Metodologia "Cala-boca já morreu" voltada para a vertente Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação;

  • Oferecer condições para o entendimento das dinâmicas próprias de grupos envolvidos em produção coletiva de comunicação, baseados no princípio da co-gestão;

  • Desencadear reflexões sobre as possibilidades de a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação, constituir-se numa proposta de Educação pelos Meios de Comunicação, e

  • Contribuir para o movimento de democratização da comunicação no Brasil.
A quem se destina o curso:

A todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos e sua prática em produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação, independente de sua formação acadêmica e área de atuação.

Aos portadores de diploma de curso superior oferecemos certificado de extensão universitária.

Formato do curso

Dividido em três módulos dedicados à teoria e à prática de produção coletiva de rádio, vídeo e mídia impressa, o curso pode ser realizado de forma intensiva, extensiva ou imersão, na cidade de São Paulo ou em outras localidades.

Coordenação Geral

Donizete Soares
Professor de filosofia, fundador e diretor do INSTITUTO GENS, diretor de relações institucionais do Projeto Cala-boca já morreu.

Grácia Lopes Lima
Doutora em Educação pela FEUSP, Coordenadora do Programa de Educomunicação do Instituto GENS e do Projeto Cala-boca já morreu e coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Faculdade de Educação da USP.

Para saber mais: Instituto GENS de Educação e Cultura - consultoria e assessoria em Educação, Educomunicação, Cultura e Filosofia fundada em 1988.

Em 1995 cria, desenvolve e mantém até 2004, como uma ação sem fins lucrativos, o Projeto Cala-boca já morreu – uma proposta de Educação pelos meios de comunicação, do qual, atualmente é instituição apoiadora e parceira.

Projeto Cala-boca já morreu organização não-governamental, fundada em 2004, voltada para o intercâmbio científico sobre educação, comunicação, cultura, saúde e meio ambiente.

Desenvolve oficinas de produção coletiva de comunicação, documentação e registro audiovisual e cursos de formação em Educomunicação, em parceria com o Instituto GENS de Educação e Cultura.

Informações

11 3719 3098 ou 11 3714 8158/ curso@educomunicacao.org.br

Fonte: Instituto Gens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita