Infância e Consumo

Se você já parou para pensar a relação infância e consumo vale a pena conhecer o livro Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação. A obra nos ajuda a refletir sobre o tema a partir de um painel composto pela opinião de diversos especialistas e estudantes. Veja abaixo o resumo do livro e se quiser ter acesso a ele online, basta clicar aqui.

O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil tem sido objeto de numerosos estudos e pesquisas em todo o mundo. O crescimento vertiginoso do volume e da velocidade de informações em circulação coloca crianças e adolescentes em um contexto em que são constantemente instigados a olhar e perceber o mundo a partir da perspectiva proposta pelos meios de comunicação.

É nesse contexto que a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e o Instituto Alana lançam o livro “Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação”, que reúne 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação de diferentes universidades brasileiras. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação.

Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
• Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
• Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
• Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.

Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.

Realização: ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Projeto Criança e Consumo do Instiuto Alana

Comentários

  1. Olá, gostaríamos de convidá-la para participar da Interdidática. Nós promovemos a formação continuada de professores e educadores com o objetivo de alcançar um ensino de qualidade.
    Nos conheça melhor através do site www.interdidatica.com.br e acesse nossas redes sociais.
    Twitter: @interdidatica
    Orkut: http://migre.me/14eZ7 e comunidade http://migre.me/Xjow
    Facebook: http://migre.me/14eZG e grupo http://migre.me/141t4
    Blog: http://www.interdidatica.com.br/blog/

    Abraços
    Equipe Interdidática

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

"Encontro de Ciberjornalismo Académico" acontece, online, dia 27 de Março

Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançam projeto de educação midiática