Retrato da educação na mídia impressa

Compartilhamos pesquisa da Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI sobre como a educação é retratada na mídia impressa. A pesquisa é de 2005, mas vale a pena ler a publicação para compreender os aspectos metodológicos e a análise da mesma. Quem sabe você não resolve fazer uma pesquisa parecida?!

A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA
Citação: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA e MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – A educação na imprensa brasileira: responsabilidade e qualidade da informação. Brasília, 2005.

Para acessar a publicação basta clicar aqui!

Resumo:
Este documento apresenta resultados da pesquisa A Educação na Imprensa Brasileira, em sua versão preliminar que teve a finalidade de subsidiar as discussões do seminário nacional A Educação na Imprensa Brasileira: Responsabilidade e Qualidade da Informação, realizado no dia 18 de maio de 2005, em São Paulo.Compõem o primeiro bloco da publicação um Resumo Executivo – com um breve apanhado dos principais dados da pesquisa –, seguido de um Panorama Geral que apresenta uma avaliação aprofundada, dividida em 10 seções, dos diversos resultados quanti-qualitativos do estudo. Ao final, é descrita a metodologia utilizada na pesquisa e apresentado o rol dos consultores que participaram da elaboração das reflexões contidas no documento.A segunda parte da publicação agrega, em seus 13 capítulos, considerações sobre importantes aspectos da cobertura jornalística acerca de temáticas específicas relacionadas à Educação. Ao final, o ultimo capítulo oferece dados adicionais sobre a construção da notícia.

Pesquisa:A pesquisa avaliou ao todo 5.362 textos relacionados à Educação, publicados por 57 jornais durante o ano de 2004. A metodologia de análise das notícias foi aplicada de maneira diferenciada aos 3.976 textos jornalísticos que tratavam a Educação como foco principal, e aos 1.386 textos em que a menção à Educação era lateral. A amostra foi obtida por meio de 36 palavras-chave relacionadas ao tema.

Artigos:
* Richard Hartill – Mestre em Administração Pública, especialista em políticas de emprego e setor informal e diretor de Programa para a América do Sul da Save the Children Reino Unido
* Marcelo Coelho – Folha de S. Paulo
* Rosana Heringer – Coordenadora-geral de programas da Action Aid Brasil
* Jarbas Novelino Barato – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em tecnologia educacional pela San Diego State University

Entrevistas:
* Antônio Góis – Folha de S. Paulo
* Fernando Rossetti – Diretor executivo do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
Realização: Ministério da Educação/ ANDI
Apoio:Unesco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita