Pauta do Edital de Jornalismo da JEDUCA concorre ao prêmio Vladimir Herzog


Da Redação JEDUCA

"A reportagem “Educação árida: mudanças climáticas dificultam acesso à escola”, assinada por Anelize Moreira e Camila Salmazio, resultado de pauta selecionada no 3.º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e do Itaú Social, é finalista do 44.º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Produção Jornalística em Texto.

Publicada no portal Lunetas, a matéria analisa o impacto do avanço da desertificação no semiárido de Alagoas e Pernambuco sobre a vida escolar de crianças, jovens e adultos. 

 

O Nordeste brasileiro é uma das três regiões do planeta - ao lado do sudeste australiano e da região mediterrânea - onde os rios estão secando, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo a reportagem. Essa dinâmica afeta a vida de 1,5 milhão de famílias que vivem na zona rural e vivem da agricultura de subsistência.

 

A desertificação e a perda de biodiversidade, decorrentes da alteração do regime de chuvas reduzem as possibilidades de renda das famílias, fazendo com que as crianças e adolescentes do semiárido sejam levados a interromper os estudos para ajudar no sustento da casa.

 

Além disso, meninas e meninos do semiárido enfrentam dificuldades no cotidiano que vão desde a falta de água para beber nos estabelecimentos de ensino ou para lavar o uniforme, até riscos nos longos trajetos no transporte da casa até a escola, devido à precariedade dos veículos e das estradas.


A falta de políticas públicas, como a implantação de cisternas, também prejudica o acesso à escola, como detalha a reportagem." (...)

  

Veja a matéria completa em: https://jeduca.org.br/noticia/pauta-do-edital-de-jornalismo-concorre-ao-premio-vladimir-herzog

 

Conheça mais sobre a reportagem vendo o vídeo da jornalista Camila Salmazio:

https://www.youtube.com/watch?v=AzTmHIKIeI8&t=11s&ab_channel=Jeduca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita