Coletivo Memória e Utopia lança livro sobre igrejas evangélicas e ditadura

"Coletivo Memória e Utopia lança dia 7 de outubro o livro "As igrejas evangélias na ditadura militar - Dos abusos do poder à resistência cristã", que aprofunda o Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade - CNV, publicado em 2014. As autoras e os autores, que atuaram como pesquisadores do Grupo de Trabalho "O Papel das Igrejas na Ditadura Militar", da CNV, reuniram para a obra uma diversidade de materiais. Lançaram mão daqueles que não foram utilizados no relatório e foram colocados à disposição no Arquivo Nacional, e de novos dados não considerados à época, seja por falta de tempo (a CNV tinha um mandato com prazo de encerramento), seja por terem sido desenvolvidos  em novas pesquisas desde 2014.

Memória e Utopia preparou ainda uma apresentação didática das listas de vítimas evangélicas da ditadura que foram perseguidas dentro das igrejas e pela repressão  do Estado e dos líderes  e fiéis que colaboraram com o regime. Foi também adicionado um pequeno glossário  para contribuir com a compreensão  de termos relacionados  aos contextos das igrejas e da ditadura.

A publicação, da editora Alameda, contou com o apoio de organizações que atuam na defesa de direitos humanos: a Coordenadoria Ecumênica de Serviço  (CESE), Koinonia Presença Ecumênica  e Serviço  e o Instituto Vladimir Herzog." 

“Fiquei nua no pau de arara, levei choque na vagina. Recebi muita ameaça de que iriam me estuprar, não chegaram a cumprir. Os primeiros três dias foram mais fortes. Nos outros dias, a gente ouvia os gritos, as ameaças… você vê o chão todo sujo de sangue (...)" - Ana Maria Ramos Estevão.

Acesse o livro gratuitamente neste link do Coletivo Memória e Utopia: https://memoriaeutopia.wixsite.com/memoriaeutopia

Leia a matéria completa em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/livro-detalha-historia-dos-evangelicos-na-ditadura-militar-dos-abusos-de-poder-a-resistencia/. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita