Coletivo Memória e Utopia lança livro sobre igrejas evangélicas e ditadura
"Coletivo Memória e Utopia lança dia 7 de outubro o livro "As igrejas evangélias na ditadura militar - Dos abusos do poder à resistência cristã", que aprofunda o Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade - CNV, publicado em 2014. As autoras e os autores, que atuaram como pesquisadores do Grupo de Trabalho "O Papel das Igrejas na Ditadura Militar", da CNV, reuniram para a obra uma diversidade de materiais. Lançaram mão daqueles que não foram utilizados no relatório e foram colocados à disposição no Arquivo Nacional, e de novos dados não considerados à época, seja por falta de tempo (a CNV tinha um mandato com prazo de encerramento), seja por terem sido desenvolvidos em novas pesquisas desde 2014.
Memória e Utopia preparou ainda uma apresentação didática das listas de vítimas evangélicas da ditadura que foram perseguidas dentro das igrejas e pela repressão do Estado e dos líderes e fiéis que colaboraram com o regime. Foi também adicionado um pequeno glossário para contribuir com a compreensão de termos relacionados aos contextos das igrejas e da ditadura.
A publicação, da editora Alameda, contou com o apoio de organizações que atuam na defesa de direitos humanos: a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Koinonia Presença Ecumênica e Serviço e o Instituto Vladimir Herzog."
“Fiquei nua no pau de arara, levei choque na vagina. Recebi muita ameaça de que iriam me estuprar, não chegaram a cumprir. Os primeiros três dias foram mais fortes. Nos outros dias, a gente ouvia os gritos, as ameaças… você vê o chão todo sujo de sangue (...)" - Ana Maria Ramos Estevão.
Acesse o livro gratuitamente neste link do Coletivo Memória e Utopia: https://memoriaeutopia.wixsite.com/memoriaeutopia
Leia a matéria completa em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/livro-detalha-historia-dos-evangelicos-na-ditadura-militar-dos-abusos-de-poder-a-resistencia/.
Comentários
Postar um comentário