Chamada de trabalhos sobre “Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual”


Por CECS/UMinho

Entre 1 de setembro e 30 de novembro, encontra-se aberta a chamada de trabalhos da revista Vista sobre “Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual”.

Considerada uma das grandes invenções do século XX no campo mediático, a televisão tem sido um meio de comunicação imponente tanto no que respeita à produção de conteúdos de entretenimento e de narrativas de ficção como em termos de informação e atividade jornalística. Representando uma indústria muito mais expressiva em termos económicos do que a imprensa ou a rádio, o “pequeno ecrã”, como foi sendo identificado por relação ao cinema, teve um papel decisivo na confirmação de uma sociedade marcada pela comunicação visual. Depois da fotografia, do cinema e de todas as formas de produção de imagem gráfica que conheceram um impressionante desenvolvimento nos últimos 100 anos, a televisão teve — ou tem ainda hoje — um importante papel na construção de imaginários e na expansão dos processos de comunicação audiovisual.

Não obstante a sua relevância histórica na paisagem comunicacional e mediática, em torno da qual se fundaram e consolidaram os estudos televisivos, a televisão convive hoje com outros dispositivos de produção e distribuição de vídeo. Embora esteja amplamente difundida e o seu acesso seja praticamente universal, no desenho de imagens do quotidiano, a “caixa mágica” partilha a audiência com outras plataformas audiovisuais. O vídeo, profissional ou amador, está também noutros ecrãs, numa linguagem cada vez mais híbrida e versátil.

Nesta secção temática da Vista propomos uma reflexão sobre o lugar da televisão e do vídeo num tempo que, apesar de questionar crescentemente a centralidade social da televisão, confirmou a imagem como suporte dominante de comunicação. Para esta secção temática, convidamos, por isso, a comunidade académica a submeter propostas de artigos, recensões, entrevistas e projetos visuais (em formato de texto completo) que procurem problematizar o papel cultural da televisão e do vídeo na construção de enquadramentos visuais da realidade. Dá-se especial acolhimento a propostas que versem sobre os seguintes temas:

televisão, cultura visual e imaginário;

“sequência” e “fluxo”: televisão e estudos culturais;

a dimensão política da televisão como dispositivo de produção de discurso;

o papel social e cultural da televisão;

a televisão e os regimes de visibilidade;

o potencial informacional e comunicativo da imagem televisiva;

televisão, vídeo e media arts;

as representações visuais da televisão e do vídeo e o pluralismo cultural;

novos formatos televisivos e estética audiovisual;

televisão, vídeo e narrativas visuais;

a relação dos jovens com a produção televisiva e em vídeo;

a relação da imagem televisiva com as redes sociais;

a imagem televisiva e o debate ético sobre a produção de representações visuais;

a hibridização da linguagem visual da televisão e do vídeo;

o documentário televisivo e o webdocumentário: intersecções e linhas de corte;

a plataformização da televisão;

a criatividade audiovisual e a produção de ficção;

os desafios atuais dos estudos televisivos.

DATAS IMPORTANTES

Submissão (texto completo): de 1 de setembro a 30 de novembro

Publicação do número: edição contínua (janeiro a junho de 2023)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos originalmente em português ou inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos trabalhos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo o segundo idioma, português ou inglês, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO

A Vista é uma revista académica de acesso aberto, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de revisão duplamente cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://revistavista.pt/). Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu manuscrito (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado em: https://revistavista.pt/index.php/vista/about/submissions

Para mais informações, contactar: vista@ics.uminho.pt

Fonte: CECS/ UMinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

O perfil do professor mediador

A comunicação na sala de aula