“A educação midiática é um olhar sobre o mundo”, diz jornalista Alexandre Sayad

Redação Portal Imprensa 08/07/2020 07:26


O mais novo programa Idade Mídia da Futura Play aposta em assuntos como consumo e conteúdo de informação, credibilidade, ética digital, e que atingem todos os aspectos da nossa vida: participação política, economia, acesso à cultura. “De alguns anos para cá, as instituições mais ortodoxas, como as escolas, a mídia tradicional, os partidos políticos, estão ‘transbordando’, já não cabem mais nos formatos tradicionais, diz Alexandre Sayad. “Mais que um tema, a educação midiática é um olhar sobre o mundo, uma forma de desenvolver o pensamento crítico, que é o objetivo maior da escola.”


Para o apresentador, o conteúdo transversal a várias disciplinas – da iniciação científica à área de Linguagens, passando por História, Geografia, entre outras - permite uma ampla utilização da série nas escolas, especialmente em ações de formações de professores, estimulando a apropriação de seu conteúdo.


A abordagem tem sinergia com os projetos de Educação da Fundação Roberto Marinho. “A educação midiática é uma importante aliada na construção do senso crítico de crianças e jovens para atuar com responsabilidade no século 21”. Essa série vem se juntar a um conjunto de iniciativas do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho que investe na formação de professores e na oferta de conteúdo que contribua com o aumento da fluência digital de jovens e educadores", diz Deca Farroco, gerente de Produção do Laboratório de Educação da fundação.


Dia 13 de julho, às 21:30 horas, será lançada a série audiovisual Idade Mídia pela Futura Play, plataforma streaming do Canal Futura, do Grupo Globo.


Serão 13 episódios dirigidos por Leonardo Brant e apresentados pelo jornalista Alexandre Sayad. A produção é da Deusdará Filmes. A série audiovisual, de acesso gratuito, terá por escopo apresentar as relações entre os campos da educação e da mídia, mostrando as oportunidades e riscos de uma sociedade hiperconectada. Idade Mídia terá como cenário uma sala de aula virtual tendo a função de identificar as fake news presentes, à exaustão, nas pautas científicas, políticas, econômicas, culturais e nas plataformas digitais.



Leia o texto completo em: http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/83712/a+educacao+midiatica+e+um+olhar+sobre+o+mundo+diz+jornalista+alexandre+sayad



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita