Universidade da Beira Interior recebe propostas de artigos e trabalhos jornalísticos para sua primeira Escola de Outono

CHAMADA DE TRABALHOS
LOCAL MEDIA FAL(L) SCHOOL
 “MEDIA LOCAIS, REGIONAIS, COMUNITÁRIOS E DE PROXIMIDADE”
19-21 de Setembro de 2019, Covilhã


  
O projeto Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de media Regionais, sediado na unidade de investigação Labcom da Universidade da Beira Interior, recebe até 30 de julho propostas de comunicação e de projetos de jornalismo multimédia, a desenvolver no âmbito da LOCAL MEDIA FAL(L) SCHOOL, a primeira Escola de Outono sobre “Media locais, regionais, comunitários e de proximidade”, que irá decorrer nos dias 19 a 21 de setembro, na Covilhã.

A resposta a esta chamada de trabalhos pode assumir três modalidades: a) trabalho académico, b) trabalho jornalístico ou c) ambos.


TRABALHOS ACADÉMICOS
O Remedia.Lab e o LabCom reconhecem a existência de um aumento de interesse pelos media de proximidade, sob a forma de diversas abordagens científicas e académicas. Assim, convidamos todos os interessados a apresentarem um resumo relacionado com o tema “Media locais, regionais, comunitários e de proximidade”, com cerca de 500 palavras e que identifique claramente objetivos, metodologia e resultados (apurados ou esperados). Aceitam-se propostas que versem, mas não exclusivamente, sobre os seguintes tópicos:

- Media regionais e a construção noticiosa;
- Media regionais e a transição para o digital;
- Media regionais e novas plataformas;
- Media regionais e novos modelos de negócio;
- Media regionais e novas narrativas mediáticas;
- Media regionais, cultura e património;
- Media regionais e cidadania;
- Media regionais e participação;
- Media regionais e cultura colaborativa;
- Media regionais e serviços de proximidade;
- Media regionais e governança local.

No evento haverá um conjunto de sessões científicas paralelas, destinadas à comunicação das propostas aprovadas pela Comissão Científica e num máximo de 20. Os inscritos poderão assistir a conferências e ações de formação com académicos, jornalistas e gestores de meios.

As inscrições para apresentação de comunicações têm um custo de 50 euros, com exceção de alunos de todos os ciclos da Universidade da Beira Interior, para quem o valor será de 25 euros. Os participantes terão direito a um certificado e à publicação do artigo num livro a editar pelo LabCom.


TRABALHOS JORNALÍSTICOS
Os participantes poderão, além da comunicação científica, também apresentar um projeto jornalístico, a desenvolver no decurso desta Escola de Outono. Os participantes neste projeto são desafiados a conceber uma narrativa jornalística curta sobre um evento gastronómico regional que decorre entre os dias 18 e 22 de setembro, na cidade da Covilhã. Trata-se do Festival da Cherovia, um produto regional típico da Cova da Beira, que é pretexto para cinco dias de forte animação turística e gastronómica, com eventos a decorrer em toda a zona histórica da cidade. Os interessados terão ações de formação com jornalistas, académicos e técnicos, de modo a poderem desenvolver o respetivo projeto. Privilegiar-se-á o recurso a dispositivos móveis, para o desenvolvimento de trabalhos para uma das seguintes modalidades:

- Vídeo-reportagem;
- Reportagem para redes sociais (p.e. Instagram);
- Reportagem multimédia para blogue.

A captação de sons e imagens será feita por cada participante, durante o festival, que decorre maioritariamente à noite.

O melhor projeto em cada uma das categorias será selecionado e premiado por um júri.

A inscrição nas ações de formação de preparação e execução dos projetos custa 30 euros, com exceção de alunos de todos os ciclos da Universidade da Beira Interior, que pagam 15 euros. Para os participantes que apresentem trabalhos académicos e também jornalísticos, o custo é cumulativo, isto é, 80 euros (50+30) ou 40 euros (25+15) - neste último caso se forem alunos da Universidade da Beira Interior.  

Em qualquer uma das modalidades os interessados devem mandar um email até 30 de julho para remedialab@labcom.ubi.pt (com a conhecimento a jcorreia@ubi.pt e pj@ubi.pt) .

Independentemente da modalidade escolhida, os interessados devem indicar no email o nome, identificação, profissão e instituição, bem como a modalidade (trabalho académico, trabalho jornalístico ou trabalho académico & trabalho jornalístico). No caso dos trabalhos académicos, o respetivo resumo deverá ser anexado ao email.

PREÇOS
1ª fase de inscrições (até 30 de agosto):
Trabalho académico (comunicação): 50 euros (25 euros para alunos UBI)
Formações de preparação de trabalho jornalístico: 30 euros (15 euros para alunos UBI)
Comunicação + Formações: 80 euros (40 euros para alunos UBI)

2ª fase de inscrições (até 17 de setembro)
Trabalho académico (comunicação): 70 euros (mantém-se o preço de 25 para alunos da UBI)
Formações de preparação de trabalho jornalístico: 50 euros (mantém-se o preço de 15 euros para alunos UBI)
Comunicação + Formações: 120 euros (mantém-se o preço de 40 euros para alunos UBI)

Mais informações ou questões: 

Fonte: UBI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita