Projeto busca conscientizar crianças, famílias e educadores sobre vida saudável




O projeto "Por mais saúde" surgiu com a constatação do aumento da obesidade infantil na sociedade mundial e a necessidade de se resolver essa questão de saúde pública. Quer ensinar, especialmente as crianças, a ter uma vida mais saudável a partir de hábitos alimentares corretos, um sono reparador e a prática de exercícios físicos. Para isso, criou materiais pedagógicos e lúdicos e conta com o Joca e a Maria, personagens principais do livro "Aprende a ser saudável", que teve a consultoria científica de Tânia Martins, Rita Pinheiro, Goreti Marques e Sara Pinto e passou a fazer parte do Plano Nacional de Leitura de Portugal.



Outro material lúdico é um aplicativo para smartphones que pode ser descarregado gratuitamente. A aposta é que as crianças sejam promotoras de uma mudança de comportamento a partir de sua aprendizagem sobre hábitos saudáveis. 

Inicialmente a criança escolhe um personagem e começa a viver, a partir dele, um hábito de vida saudável que engloba desde saber fazer compras a beber água ao longo do dia e saber alimentar-se. Há também uma parte real (e não virtual) do aplicativo, na qual as crianças fazem exercícios e têm sua atividade validada pelos pais na aplicação. 

Vale ressaltar que são os pais que fazem o registro das crianças no aplicativo e dizem o tempo que elas podem jogar. Ao final deste tempo, o aplicativo desliga-se.

O projeto "Por mais saúde" é desenvolvido pela Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM), contando com a parceria da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), o ACES Maia/Valongo, a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny e a Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, de Portugal. Tem o financiamento da FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) 

Para obter mais informações sobre o projeto, o livro e o aplicativo, basta acessar sua página no Facebook: https://www.facebook.com/pormaisaudeesssm/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita