Sobre as manifestações pelo país, algumas sugestões para os professores


1 - Juntem notícias de jornais (impressos e/ou online (além de notícias da tv, rádio, etc, se conseguirem) e comparem informações. 

2 - Mostrem que a mídia tanto pode errar em suas avaliações, como fazer boas coberturas. Quais foram os equívocos? Quais foram os bons exemplos?

3 - Mostrem exemplos de boas fotos e de bons textos; da participação do cidadão na construção das matérias (quando enviam fotos e vídeos)...

4 - Discutam as notícias de forma crítica com os alunos. O que foi bom e o que pode ser melhorado (houve diversidade de fontes? a notícia foi tendenciosa? o título correspondeu ao texto? ...)

5 - Há muito maniqueísmo nesses debates e é preciso ter cuidado para não escorregar nele.

6 - Mostrem também a força da mobilização via redes sociais. Nós, professores, precisamos estar atentos a esse movimento no país e à forma de se comunicar dos jovens.

7 - A cobertura feita pela imprensa internacional também é interessante para avaliar. Como um correspondente internacional vê tudo isso? 

8 - Lembrem-se que um fato é diferente de uma notícia. Ela é apenas uma representação do fato. Como há vários meios, há várias representações. Procurem ver como jornais internacionais estão avaliando o que está acontecendo aqui em relação aos jornais nacionais.

9 - É possível também fazer uma análise só das imagens, que falam muito!!! 

10 - Os manifestantes estão sendo ouvidos? O governo? A polícia? Especialistas? Quem são as fontes do que está acontecendo?

11 - Que tal pedir aos estudantes para entrevistar pessoas de opiniões diferentes e publicar no blog ou jornal da escola para levantar um debate sobre o assunto?! Ou levar para a escola pessoas que pensam as manifestações de maneira contrária?!

12 - Que pautas estão sendo reivindicadas nas manifestações? Os alunos conhecem todas elas? É hora de dizer o que é uma PEC, trabalhar a questão da diversidade, dos direitos humanos, do ECA, de temas como a corrupção e das atitudes diárias de cada (será que também não somos corruptos em algum momento?), etc

Enfim...há muitas atividades que podem ser feitas. Esse é um momento ímpar para discutir de forma educomunicativa tudo que está acontecendo no país!!!

Boa sorte!!! 
Cristiane Parente 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

A comunicação na sala de aula